sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/01/2017 | 09:50

Fichas de atendimento na Saúde começam a ser eliminadas

O cuidado com a Atenção Básica é uma das prioridades do município de Itajaí. Por isso, medidas para garantir uma maior resolução dos problemas estão sendo implantadas em todas as 41 Unidades de Saúde do município. A principal delas é a efetiva aplicação das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que vai permitir, futuramente, a eliminação das fichas de atendimento distribuídas aos pacientes.

O objetivo da Secretaria de Saúde é fazer com que todas as pessoas que chegam às unidades básicas sejam acolhidas e atendidas no mesmo dia. Já os agendamentos devem ser feitos somente quando necessário e para a data mais próxima possível. Este modelo diminui o tempo de espera e facilita o encaminhamento das demandas para outros setores, como no caso de exames, vacinas ou consultas com especialistas.

A intenção da secretaria é resolver cerca de 70% dos problemas no próprio posto. Lá será feita a coleta de informações do paciente e a primeira avaliação para identificar a necessidade de intervenções e qual a urgência do atendimento. Com esta forma de trabalho também ficará mais fácil solucionar situações simples, como a entrega de medicamentos, aferição de pressão arterial e outros serviços. Nestes casos, enfermeiros, farmacêuticos ou técnicos poderão finalizar o atendimento.

De acordo com o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina, o atendimento ágil e humanizado propicia a criação de um vínculo entre as pessoas e as equipes da Atenção Básica, fazendo da Unidade de Saúde a porta de entrada prioritária e preferencial do morador – o que permite ainda desafogar os pronto-atendimentos da cidade e aumentar a resolução dos problemas.

“Todos os profissionais de saúde das unidades deverão fazer o acolhimento da demanda espontânea, em período integral. A situação deve ser recebida, ouvida e respondida”, ressalta.

O novo modelo está sendo colocado em prática de forma gradual em todos os postos de saúde. Enquanto isso, os atendimentos agendados e ações já programadas estão mantidos normalmente até a adaptação das equipes e dos moradores.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS