terça, 16 de abril de 2024
Geral
05/01/2017 | 12:27

Ministro Blairo Maggi volta a Itajaí na próxima semana

A visita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, está marcada para às 14h, de segunda-feira, 9 de janeiro. O encontro será no auditório do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI. Na oportunidade, representantes do setor pesqueiro vão apresentar ao ministro e demais secretários que irão acompanhar a comitiva, as demandas e dificuldades enfrentadas nos últimos anos pela categoria. 

O ministro estará acompanhado dos secretários Eumar Novack (secretário executivo), Odilson Ribeiro (Relações Internacionais), Dayvson Franklin (Aquicultura e Pesca), Luis Rangel (Defesa Agropecuária) e do Diretor do Departamento de Registro, Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca Márcio Cândido.

O documento que apresentará os pontos está sendo elaborado pela equipe técnica do Sindipi e será debatido na reunião. Entre os assuntos mais polêmicos estão: a instrução normativa que estabelece o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) sobre a identidade e requisitos mínimos de qualidade que deve atender o peixe congelado, editada no fim do ano passado; instruções normativas ainda não publicadas e falta de pesquisa na área pesqueira. “Hoje temos uma relação muito boa com o Cepsul. Os associados do sindicato cedem as embarcações para os observadores, que sempre compartilham as informações de pesquisa com o setor”, pontuou o presidente do SINDIPI, Jorge Neves. 

A intenção do SINDIPI é buscar apoio junto ao MAPA, para diminuir as perdas do setor e discutir conjuntamente todas as questões que envolvem a pesca. Na sequência, o sindicato quer conversar também com os representantes do Ministério do Meio Ambiente e IBAMA, sobre as questões que envolvem o descarte de peixe e a Portaria MMA 445/2014.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS