quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/12/2016 | 15:33

Parque a Atalaia, um opção de lazer para o itajaiense

 

O Município de Itajaí possui seis unidades de conservação, nas categorias de Proteção Integral e Uso Sustentável. Todas elas são mantidas, geridas e fiscalizadas pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), e possuem o objetivo maior de proteção aos recursos hídricos, biodiversidade, e os ecossistemas vinculados à estas áreas.

A unidade mais conhecida é o Parque Natural Municipal da Atalaia. Criado em 25 de janeiro de 2007 através do Decretonº 8107, possui aproximadamente 19 hectares. O Parque, gerido pela Prefeitura Municipal através da Fundação do Meio Ambiente, está localizado a aproximadamente dois quilômetros do Centro de Itajaí, no Bairro Fazenda. Seu acesso é feito pelo lado oeste através da rodovia Osvaldo Reis, a qual liga Balneário Camboriú à Itajaí, com entrada gratuita e aberto todos os dias da semana.

Com o intuito de proteger os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e biodiversidade, possui duas trilhas de aproximadamente 50 minutos que levam ao Mirante Água e ao Mirante Ar, sendo o primeiro destinado à educação ambiental, pesquisa científica, recreação ao ar livre, turismo e apreciação da exuberante beleza cênica e paisagística. E o segundo Mirante, na zona de amortecimento do Parque (propriedade privada) é destinado, além destas atividades, principalmente ao vôo livre.

Ao longo das trilhas encontram-se paradas para descanso, onde também é possível conhecer mais profundamente a fauna e flora local através das placas de interpretação ambiental. Dentre a flora encontrada na morraria do Atalaia, se pode encontrar 96 espécies distribuídas entre 37 famílias botânicas. A fauna também é bastante diversificada, pois foram detectadas aproximadamente 130 espécies de aves pertencentes à 37 famílias, além de répteis, anfíbios e mamíferos como o Tamanduá-mirim, Gambás, Gato-do-mato e Cotia.

A FAMAI utiliza o Parque também para realizar a soltura de animais silvestres capturados e/ou socorridos, após a sua reabilitação. A visitação ao Parque é gratuita, e pode ser feita individualmente ou em grupos (com agendamento prévio na Fundação do Meio Ambiente). O Parque da Atalaia abre de quarta-feira a domingo, das 08 às 18 horas.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS