quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/11/2016 | 15:35

Seis montagens teatrais encerram a 10ª edição de Curso de Teatro

Willian Shakespeare, Nelson Rodrigues, Eugene Yonesco, Maria Clara Machado e Pedro Bandeira são os autores escolhidos para marcar o encerramento da Décima Edição do Curso de Teatro do Porto Cênico“Princípios para o fazer teatral”.

Os alunos concluintes das seis turmas de teatro (crianças, jovens e adultos) encerrarão as atividades com apresentações na Casa da Cultura Dide Brandão e uma apresentação no município de Itapema. A entrada é gratuita.

A proposta é apresentar os saberes construídos ao longo do semestre na experiência pedagógica no que diz respeito aos princípios do fazer teatral como por exemplo o jogo dramático, as noções e dinâmicas de espaço, ritmo e voz.

TURMA 1 – CRIANÇAS
Apresentará o “O mistério da Feiurinha”, adaptação do texto do Pedro Bandeira. Os alunos da turma infantil de Itajaí estavam desejosos de montar um texto com Princesas, Bruxas e Príncipes, foi então que a professora/atriz Caroline Carvalho buscou no texto de Pedro Bandeira, autor nacional, uma inspiração para a montagem deste semestre. Apresentações acontecerão dias 09 e 13/ 12, às 19h, na Casa da Cultura Dide Brandão.

TURMAS 2 E 3 – ADOLESCENTES
Terão a adaptação e direção da atriz/docente Aline Barth. A primeira apresentará uma compilação de textos de Luís Fernando Veríssimo, intitulada "Condomínio FX" que trata sobre as aparências de segurança dos grandes condomínios de luxo. Apresentações acontecerão dia 12/12, às 19h30 e 20h30, na Casa da Cultura Dide Brandão. Já a turma 03 levará ao palco da Casa da Cultura, uma adaptação do texto “A Cantora Careca”, adaptação de Eugene Yonesco, que construiu ideias absurdas do cotidiano a partir do jogo dramático entre os alunos/atores. Apresentações acontecerão dia 14/12, às 19h30 e 21h.

TURMA 04 – ADULTOS INICIANTES 
Apresentará “#muitobarulho” adaptação do texto de Shakespeare. Unindo um texto clássico aos elementos da contemporaneidade, esta adaptação do texto “Muito Barulho Por Nada” trará a cena a tecnologia como plano de fundo para estas conspirações amorosas. Direção é da professora/ atriz Caroline Carvalho. Apresentações dias 09 e 13/ 12, às 20h30, na Casa da Cultura Dide Brandão.

TURMA 05 - INTERMEDIÁRIO
"Os Cínicos", baseado na obra de Nelson Rodrigues marcará o encerramento da Turma 5 – Intermediário. A montagem conta com a adaptação de Daniel Barros para quatro contos de Nelson Rodrigues (entre eles A Dama do Lotação) e direção da atriz/docente Valéria de Oliveira. Os nove alunos/atores estão sempre em cena, atuam, observam e criam as nuances da cena construindo a necessidade de formular uma presença sempre ativa. As apresentações acontecerão dias 28, 29 e 30/11 e 02/12, às 20h30 - na Casa da Cultura.


10ª EDIÇÃO DO CURSO “PRINCÍPIOS PARAO FAZER TEATRAL”
Esta é a 10ª edição do Curso “Princípios parao fazer teatral”, cujo objetivo foi construir uma base de conhecimentos do teatropara intermediáriose ou iniciantes dispostos a conhecer um pouco mais a linguagem teatral. As aulas iniciaram em agosto deste ano. Os alunos puderam conhecer exercícios de improviso, trabalhos para expressão do corpo/voz,jogos dramáticos e construção de cenas.

Este 2º semestre de 2016 teremos dois grandes diferenciais que foram possibilitados pelo edital de Eventos Comunitário da Fundação Cultural de Itajaí, por meio deste mantivemos 25 alunos bolsistas e faremos uma pequena temporada de todos os espetáculos montados.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS