quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/11/2016 | 15:27

Hospital Marieta alerta para a detecção precoce em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Câncer

Entre 2016 e 2017, as pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que surgirão, em média, 600 mil novos casos de câncer no Brasil. Os números significativos de casos oncológicos no país ressaltam a importância da discussão, monitoramento e prevenção para o controle da doença. Para mobilizar a população sobre o assunto, o Ministério da Saúde instituiu o dia 27 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer. 

A data destaca os aspectos educativos e sociais sobre os tipos de câncer, a fim de gerenciar e reduzir o número crescente de diagnósticos no Brasil. Em Santa Catarina, a cada 100 mil homens, mais de 513 devem ser acometidos por um tipo de câncer. Já para as mulheres, a cada 100 mil, são estimados mais de 350 novos casos oncológicos no Estado.

Na região, o Hospital Marietaé responsável por cerca de 700 procedimentos de quimioterapia por mês. Os principais casos são de câncer de mama, próstata e colo retal. Os mesmos tipos de cânceres se repetem no cenário estadual. Até o fim de 2016, o Inca prevê mais de 2,3 mil casos de câncer de próstata e mais de 2 mil diagnósticos de câncer de mama só em Santa Catarina.

“Existe uma variação nas causas de câncer que podem estar ligadas ou não ao organismo. Já os fatores de risco incluem a má alimentação, obesidade, exposição solar exagerada e, principalmente, o tabagismo”, explica Fernanda Bettoni, enfermeira da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), do Hospital Marieta. A Unacon realiza 1,6 mil consultas médicas por mês, atendendo pacientes oncológicos de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). A unidade é referência regional no tratamento de cânceres e apresenta um forte índice de demanda e aumento de novos casos.

O atendimento da Unacon é totalmente exclusivo para pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e garante o tratamento quimioterápico e acompanhamento médico, além de exames ambulatoriais e cirurgias. “Nosso trabalho ainda se estende à prevenção e orientação. Isso porque a detecção precoce é uma maneira de reduzirmos o índice de mortalidade por câncer”, comenta Fernanda.

 

Informações para a imprensa – Oficina das PalavrasFernanda Vieira 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS