quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/11/2016 | 16:57

Fórum de Gastronomia, Turismo e Hotelaria inicia dia 22, em BC

O 4º Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria (FCGTurH) ocorre entre os dias 22 e 25 de novembro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú. O evento reunirá professores alunos e profissionais de todo o Brasil, em oficinas, palestras, feira, apresentações de produções científicas e desafios, com objetivo de discutir e socializar projetos de desenvolvimento turístico aliado à gastronomia, em todas as esferas.

O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali e pelos cursos de graduação em Turismo e Hotelaria e Gastronomia da Universidade, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante os quatro dias serão apresentados trabalhos de iniciação e produção científica, e palestras. Haverá atividades relacionadas ao Projeto Interdisciplinar de Empreendimentos da Restauração (PIER) e uma feira de marketing, gastronomia e turismo. Na quarta-feira (23), Maria Velasco, da Universidade Complutense de Madrid, ministrará a conferência “Governança e Desenvolvimento Regional”.

Os atores públicos e privados da governança regional

Os professores Doris Van de Meene Rauschmann, da Univali; Lluís Mundet i Cerdan, da Universidad de Girona, na Espanha; Francisco Antonio dos Anjos, da Univali; Silvio Luiz Gonçalves Vianna, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Wilker Nóbrega, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), serão os debatedores da mesa redonda “Governança Regional: os atores públicos e privados”, que ocorrerá na manhã do dia 24.

Governança de Santa Catarina

Na programação estão previstas visitas técnicas para os participantes do Fórum conhecerem a governança de Santa Catarina. O roteiro contempla a região Costa Verde e Mar, o Caminho dos Príncipes, a Rota da Cerveja e o Vale Europeu.

“Desafios Gastronômicos’

Uma das novidades do FCGTurH deste ano chama-se “Desafios Gastronômicos”. A atividade consistirá na apresentação de um projeto, individual ou em dupla, com uma receita que utilize como ingredientes principais: cortes de pato e arroz rubi.

Serão selecionadas seis propostas para apresentação. Uma comissão técnica da Univali avaliará os projetos, tendo como base os seguintes critérios: grau de complexidade da receita, projeto teórico completo conforme previsto no regulamento, e a abordagem dos aspectos culturais, técnicos e sensoriais.

Os autores dos projetos selecionados colocarão a receita em prática, no dia 24, e o processo também será avaliado pela comissão. A apresentação dos pratos será dia 24, das 14h às 16h30, no Laboratório Cozinha Pedagógica 2, no bloco 7, do Campus Balneário Camboriú.

Haverá premiação para os melhores projetos dos “Desafios Gastronômicos” e dos trabalhos científicos apresentados.

A programação completa, o regulamento e as inscrições do Fórum estão disponíveis em www.univali.br/fcgturh.

Mais informações: (47) 3261-1315, no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali| (47) 3261-1268, no curso de Gastronomia | (47) 3261-1283, no curso de Turismo e Hotelaria | (47) 99967-1137, com a professora Silvia Regina Cabral, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Turismo e Hotelaria da Univali | (47) 99985-6547, com o professor Francisco Antonio dos Anjos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS