sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/11/2016 | 16:12

Leitura Dramática da obra de Shakespeare tem estreia nesta sexta-feira

Ricardo III, um drama teatral escrito pelo dramaturgo inglês William Shakespeare entre 1592 e 1593 e inspirado na história verdadeira do rei Ricardo III da Inglaterra foi o texto escolhido para ser lido pelo Grupo de Teatro Porto Cênico. A Leitura Dramática tem a direção e adaptação de texto de André Carreira, participação da atriz convidada Pietra Garcia (Karma Cia de Teatro – Itajaí /SC) e tem estreia nesta sexta-feira (18), no Teatro do SESC-Itajaí, às 20h30, com entrada gratuita.

 

O que é uma Leitura Dramática?

É uma forma de ler um texto utilizando recursos mínimos no teatro, como iluminação, cenografia e figurinos, uma vez que o personagem principal deverá ser o texto. A Leitura Dramática tem por objetivo ressaltar o texto articulado com pequenas nuances dos aspectos utilizados nas montagens teatrais.

 

A Leitura do Texto de Ricardo III faz parte do projeto “Leituras em Cena”, promovido pelo SESC em cidades do Brasil. As ações integram 30 horas de oficina, cujo resultado é uma leitura dramática (a ser apresentada três vezes pelo Sesc). O tema deste projeto nacional é Shakespeare e em Itajaí-SC o texto escolhido foi Ricardo III.

 

Sobre a obra Ricardo III

É um drama histórico contado em cinco atos, escrito pelo dramaturgo William Shakespeare, o qual se baseou na história verdadeira do rei Ricardo III da Inglaterra. A obra retrata a ascensão maquiavélica de Ricardo III e seu subsequente curto reinado. É a segunda mais extensa peça de Shakespeare, superada apenas por Hamlet. A peça é raramente apresentada integralmente, sendo que alguns personagens periféricos são retirados nas adaptações.

 

Sobre André Carreira

André Carreira é um diretor de teatro brasileiro e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Diretor que explora o teatro de palco e o teatro na rua. Seu trabalho está muito relacionado com a noção de risco físico e invasão da silhueta da cidade. Atualmente pesquisa sobre a questão dos estados físicos no campo da atuação. É formado em artes plásticas pela Universidade de Brasília, se doutorou em teatro pela Universidad de Buenos Aires. É professor da Universidade do Estado de Santa Catarina onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado/Doutorado) e coordena o Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) É autor de vários livros sobre teatro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS