sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/11/2016 | 09:19

Caminhada Rota dos Navegantes irá percorrer 12 quilômetros da Costa Verde & Mar

  Agregar paisagens de mata nativa, litoral e ainda conhecer um pouco mais da história e a cultura da região. Esta é a proposta da 2ª edição da Rota dos Navegantes: caminhos entre terra e mar. O evento irá percorrer 12 quilômetros da Costa Verde & Mar (SC) e seguir o mesmo trajeto que os antigos navegantes faziam ao aportar na região. Desta vez, o passeio será realizado a partir das 9h de sábado (19/11), com saída do Píer Turístico de Porto Belo.

O percurso terá nível intermediário, irá cruzar áreas de mata nativa fechada e praias desertas. A rota pode ser percorrida por pessoas que se sintam a disposição para longas caminhadas e não tenham dificuldade com desníveis. “Menores só podem participar acompanhados pelos pais. Sugerimos a participação de crianças com idade acima dos 10 anos, já que o percurso é extenso”, explica o Coordenador de Projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra.

  Realizada pelo instituto e com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar), a caminhada irá percorrer um dos roteiros de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar, a Costeira de Zimbros, em Bombinhas, para resgatar a história e contar um pouco das tradições dos primeiros navegantes da região, entre eles, o botânico e naturista francês Augusto Saint Hilaire, que atravessou o mundo com o objetivo de produzir obras literárias que descrevessem a flora e a fauna e os hábitos dos moradores da época. “O Litoral serviu de abrigo e ponto de parada para diversos navegantes, gerando muitas histórias e lendas, ingredientes para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo de aventura e ecoturismo”, acrescenta Cadallóra.

 A organização indica aos participantes que levem lanche, água e, se possível, equipamentos de segurança para caminhada em mata, como calçados confortáveis e com boa tração, repelente, protetor solar, boné ou chapéu, toalha, entre outros. Os interessados podem fazer a inscrição através do site Ticket Agora.

 

Primeira edição

A Rota dos Navegantes iniciou em 2014, com a iniciativa inédita até então de explorar áreas que geraram histórias entre os navegantes. A primeira edição percorreu o Litoral e a mata nativa das cidades de Navegantes, Penha e Balneário Piçarras.

 Outro grande evento que movimentou um dos Roteiros de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar foi a expedição Xokleng, também realizada em 2014. Organizada pelo instituto Alouatta e com o apoio do Citmar, a prova reuniu atletas de todo o Brasil que correram cerca de 200 quilômetros de mata nativa e costeira, durante dois dias. A proposta foi tão significativa para a região que passou a integrar o calendário do Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura (RBCA).

 

Informações para a imprensa – Oficina das palavrasMartha Kienast


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS