sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/11/2016 | 20:10

Chegou o dia do Enem: e agora? 4 dicas valiosas para a véspera e dia da prova

O Enem é realizado amanhã e domingo – 5 e 6 de novembro – em todos os estados do Brasil. O resultado obtido nesta prova pode ser a porta de entrada para uma universidade e o pontapé inicial para uma carreira profissional bem sucedida. Mas para o aluno que se 'matou' de estudar o ano todo, surge a dúvida: como se comportar na véspera e no momento da prova? O Stoodi - startup de educação à distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo – preparou uma lista com 4 dicas (2 para a véspera e 2 para a hora da prova) do que fazer e o que evitar para garantir um bom desempenho.

1) Saiba relaxar para não sabotar seu conhecimento
A ansiedade e o nervosismo causados pelo medo de fracassar tem como resultado o que mais se teme: o desempenho do aluno cai e ele tem mais dificuldade de recordar as informações. O que acontece é que em momentos de estresse, o nível de um hormônio chamado cortisol sobe e isso afeta nossas funções cognitivas. Em outras palavras, nosso cérebro tem dificuldade de acessar algumas informações. Aquela fórmula de física ou aquela regra de crase que você estudou, estão lá, armazenados em seu cérebro. Só, ficou difícil acessar esse dado. Parece simples. Mas a única dica é respirar fundo e relaxar. Lembre-se, toda essa informação que você precisa para realizar a prova está lá, gravada em seu cérebro. Então tenha calma que a resolução do exercício virá.

2) Confie em tudo o que você fez durante o ano
Você precisa entender que o que dava para fazer, já foi feito. Agora é hora de confiar em você e mandar bem na prova. Existem algumas atitudes simples que podem te ajudar muito nisso, como dormir muito bem para estar descansado na hora do exame e relaxar no dia anterior da prova. O  cérebro precisa de um descanso justamente para acessar tudo aquilo que já armazenou durante o ano inteiro. Ele precisa estar em paz e tranquilo para ter o melhor desempenho possível.

3) Na hora da prova, controle sua mente
Se no momento de resolução das questões, você por acaso perceber que está nervoso, que te deu um branco e que não consegue se lembrar das respostas, fale para você mesmo: essa é uma situação de estresse. “Eu só estou nervoso, calma que vou me lembrar”. Relaxe que essa informação está aí. Tente buscar o conteúdo por meio de associação – isso funciona muito. Toda essa conversa interna associada a uma técnica para relaxamento vai te ajudar muito a evitar esse bloqueio. Respire com calma, tome uma água e lave o rosto se for preciso. Esse é o momento de você tem que ser dono das suas emoções. Adquirir a inteligência emocional é algo que será muito proveitoso neste momento e durante toda a sua vida.

4) Comece respondendo as questões mais fáceis
Você terá, em média, apenas 3 minutos para responder cada questão e o Enem tem um critério de avaliação que se você errar as questões mais fáceis e acertar as mais difíceis, ele considera que você acertou na base do chute e acaba diminuindo a sua nota. Por isso, vale muito a pena começar respondendo as questões que você já sabe. Se uma questão parecer difícil, ou se você perceber que vai ter que pensar muito para responde-la, pule essa questão. Nada melhor do que cabeça fresca. Só depois de responder todas as mais fáceis, volte para as que apresentam maior dificuldade. 

RELACIONAMENTO COM A MÍDIA
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS