quinta, 18 de abril de 2024
Geral
01/11/2016 | 09:53

Univali promove orientação e rastreamento do câncer de próstata

Chamar a atenção para a doença, estimular o diagnóstico precoce, orientar sobre os fatores de risco e provocar o cuidado para a saúde do homem, estes são os objetivos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com a promoção de atividades especiais no Novembro Azul. Haverá atendimento clínico e exame de coleta de PSA, gratuitos, no dia 11 de novembro aos colaboradores da Univali e dia 25, à comunidade.

Os atendimentos e exames serão realizados na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali, no bloco F7, sob responsabilidade dos professores de Urologia da Univali, Gilberto Laurindo Almeida, Sebastião Almeida Westphal e Wilson Francisco S. Busato Junior, com participação do Ambulatório de Urologia e dos acadêmicos do curso de Medicina.

No dia 11 de novembro (sexta-feira), das 8h às 13h, o atendimento e o exame serão destinados aos funcionários da Univali. No dia 12, o grupo da Univali prestará orientações sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, na Marejada. Já no dia 25 (sexta-feira), das 8h às 13h, haverá exame e coleta de PSA, de forma gratuita, à comunidade. Neste dia, serão distribuídas 50 fichas, priorizando os primeiros que buscarem o serviço.

Câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens

O Novembro Azul é um movimento idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e apoiado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que visa conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Sociedade Brasileira de Urologia recomenda avaliação individualizada

A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para os que possuem expectativa de vida acima de dez anos.

Diagnóstico precoce aumenta chance de cura

O médico urologista e professor da Univali, Gilberto Laurindo Almeida, explica que existe alta chance de cura desde que a doença esteja em estágio inicial. “Normalmente, a doença não causa sintomas no estágio inicial. Quando aparecem, consistem em situações como a dificuldade para urinar, sangramento na urina e dores ósseas”, afirma. Ele ressalta que depois da ocorrência destes sintomas, mais de 95% encontram-se em fase avançada. Por isso, é fundamental o exame regular por meio do toque retal da próstata pelo urologista e do PSA.

A Associação Médica do Brasil, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, recomendam em nota: “O câncer de próstata é muito comum e pode ser diagnosticado no seu início. O diagnóstico na fase inicial (precoce) aumenta as chances de cura. Procure seu médico!”.

Mais informações: (47) 3341-7788, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali, (47) 8419-1719, com o médico urologista e professor Gilberto Laurindo Almeida.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS