quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2016 | 18:19

30 profissionais atuam na prevenção à dengue nos cemitérios no dia de finados

Trinta profissionais do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde de Itajaí vão atuar na orientação e prevenção à dengue junto ao público que irá aos cemitérios nesta quarta-feira (02), em virtude do Dia de Finados. A ação preventiva nos cemitérios, aliás, já iniciou na última semana. O objetivo é evitar a instalação de focos transmissores da dengue e manter os cemitérios fora do risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Ao longo do ano, os cemitérios de Itajaí são visitados e monitorados a cada 15 dias. Na ação, os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos e as amostras suspeitas são recolhidas e enviadas ao laboratório de análises para diagnóstico. Neste ano, somente o Cemitério Municipal da Fazenda apresentou focos positivos do Aedes aegypti, por isso, este local terá atenção especial do Programa de Controle da Dengue.

Mas, após o feriado de Finados, o trabalho continua. Já no dia seguinte, a equipe do Programa de Controle da Dengue fará uma vistoria nos cemitérios para remoção de depósitos que acumulam água que por ventura tenham sido depositados pela comunidade junto aos túmulos de seus entes queridos. A ação é necessária devido ao aumento da colocação de vasos e embalagens que podem ser tornar criadouros do mosquito.

 Veja algumas dicas para a limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios:

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
- Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
- Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
- Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.

Além destas ações nos cemitérios, a Secretaria de Saúde solicita a todo morador que verifique todos os pontos de água parada em sua residência, bem como confira se a caixa d’água está bem tampada e se as calhas estão desobstruídas. Simples ações como estas ajudam a evitar a proliferação do mosquito. Colabore com o município de Itajaí na luta contra a Dengue!


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS