sexta, 19 de abril de 2024
Geral
31/10/2016 | 13:09

Parlamentares entregam moção de reconhecimento ao Hospital Marieta pelo Projeto Latin de Telemedicina

A homenagem ao Hospital Marieta durante a 69ª sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Itajaí reforça o seu comprometimento com a sociedade. O hospital recebeu uma moção de congratulação ao Projeto Latin de Telemedicina, que visa reduzir os números de infartos. A homenagem é de autoria do parlamentar Osvaldo Gern (PP) e foi entregue na quinta-feira (27/10) à diretora geral do Marieta, Irmã Mércia Lemes.

Lançado em agosto, através de uma parceria com o Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Projeto Latin (Latin American Telemedicine Infarct Network) é pioneiro em Santa Catarina. A partir de uma rede de telemedicina, o Latin visa melhorias em casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em toda a América Latina.

Em apenas dois meses de funcionamento, o projeto atendeu 1.502 pacientes com dor torácica; desses, 10 pacientes foram diagnosticados com IAM. O laudo é entregue com apenas três minutos de atendimento. “Apesar de ser um projeto ainda novo, em apenas 60 dias registramos resultados significativos”, avalia a Irmã. O Projeto Latin foi instalado em duas Unidades de Pronto Atendimento de Itajaí, localizadas nos bairros Cordeiros e São Vicente, além da instalação no Pronto Socorro do Hospital Marieta.

A moção de reconhecimento foi aprovada com unanimidade pelos vereadores. Para o vereador Osvaldo Gern, a homenagem é uma maneira de enaltecer e agradecer ao Hospital Marieta pela implantação do projeto em Itajaí. “Eu fiquei encantado com a possibilidade que temos de salvar vidas”, comentou o parlamentar.

Na bancada parlamentar, demais vereadores elogiaram o Hospital Marieta e ressaltaram a importância do Projeto Latin para a população. A presidente da Casa, vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), reforçou a evolução e o crescimento após a mudança de gestão hospitalar. “Vocês são merecedores dessa moção”, afirmou.

 

Projeto Latin

O Latin American Telemedicine Infarct Network funciona com dispositivos de telecomunicação especiais que conectam os socorristas à rede de centros de tratamento. A inovação permite a transmissão em tempo real da situação do paciente e dados médicos a um cardiologista remoto, fornecendo o diagnóstico preciso. A intenção do Latin é melhorar  o tempo de “Porta Balão”, que consiste no intervalo de tempo médio entre a entrada do paciente com sintomas de Infarto Agudo do Miocárdio no pronto-socorro até o início do cateterismo de emergência, feito por meio de um cateter-balão para desobstrução da artéria afetada.

 

Informações para a imprensa – Oficina das PalavrasFernanda Vieira


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS