quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2016 | 12:59

Hospital Marieta terá programação em apoio ao Novembro Azul

Após as ações do movimento Outubro Rosa, chegou a vez de abraçar a campanha do Novembro Azul. O Hospital Marieta, por intermédio do Serviço de Urologia, programou ações gratuitas para conscientizar a população sobre as doenças masculinas, com foco na prevenção ao câncer de próstata. Durante o mês de novembro, médicos urologistas estarão no Centreventos e na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para orientar e informar sobre prevenção, tratamento e atendimento especial voltado à comunidade masculina.

A ideia é reforçar a necessidade do diagnóstico precoce e, principalmente, da prevenção. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Só em 2016, a expectativa é de 61,2 mil novos casos no Brasil. “O objetivo do Novembro Azul é chamar a atenção da população para o cuidado com a saúde, em especial ao câncer de próstata, mais prevalente em homens”, avalia o Chefe do Serviço de Urologia do Marieta e médico urologista, Gilberto Almeida.

A programação do Novembro Azul do Hospital Marieta e Serviço de Urologia, contará com o apoio da Associação Madre Teresa, Sociedade Brasileira de Urologia – Secção Santa Catarina, ONG Câncer com Alegria e Liga Acadêmica de Urologia. No dia 12 de novembro, durante a Marejada, uma equipe do Marieta estará em um espaço no Centreventos Itajaí para esclarecer as dúvidas da população sobre o câncer de próstata e farão entrega de informativos com orientações para a prevenção.

Em parceria com a Univali, o Serviço de Urologia do Marieta vai atender os homens da região no Ambulatório de Urologia da Univali, no campus de Itajaí. O atendimento será coordenado pelos professores da universidade, Gilberto Almeida, Sebastião Westphal e Wilson Busato. No dia 11 de novembro, o serviço estará à disposição dos funcionários da Univali e no dia 25 de novembro, será aberto ao público.

Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia, homens a partir de 50 anos de idade devem procurar um atendimento médico para avaliação. O exame preventivo para homens da raça negra deve ser mais cedo, aos 45 anos, o que também vale para homens com histórico familiar da doença. “A orientação e esclarecimento são a melhor ferramenta para acabar com o preconceito sobre o preventivo da doença”, avalia Almeida.

 

Câncer de próstata

O câncer de próstata acomete uma glândula do sistema reprodutor masculino, produzindo e armazenando uma parte do fluído seminal. Fora a idade avançada e o histórico familiar, o sedentarismo, excesso de peso, hábitos alimentares incorretos e aspectos hormonais e ambientais podem aumentar os riscos do surgimento da doença. Em estágio avançado, o câncer de próstata causa dificuldade para urinar, sensação de “bexiga cheia” e presença de sangue na urina.

Informações para a imprensa – Oficina das palavras: Fernanda Vieira 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS