sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/10/2016 | 14:38

Alunas e professora criam jogo para preparação cirúrgica em crianças

Hospital, anestesia e centro cirúrgico são motivos de medo para muita gente. Se na fase adulta este triângulo parece assustador, imagina na infância. Foi pensando em como ajudar as famílias e os profissionais a preparem as crianças para a hospitalização, que duas acadêmicas e uma professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) criaram um jogo terapêutico para preparação cirúrgica em crianças, de 7 a 10 anos.

A proposta nasceu a partir do estágio básico, realizado no 6º período do curso, pelas acadêmicas Silvete Leite e Angélica Souza, em um hospital. Elas foram orientadas pela professora Camila Volpato Broering, do curso de Psicologia, que fez a tese de doutorado na área de preparação pré-cirúrgica. “Antes tínhamos que adaptar materiais gerais, muito amplos. Com a proposta das alunas e avaliação posterior dos resultados positivos no processo, fizemos alinhamentos e propus o jogo a algumas editoras. Dez meses após, o jogo está pronto e à disposição para compra”, esclarece a professora.

Camila afirma que especialistas vêm buscando alternativas para ajudar as famílias a reduzirem o estresse que acompanha a hospitalização de um filho. Segundo ela, é comprovado que o desconhecimento a respeito de um procedimento cirúrgico acarreta altos níveis de estresse e ansiedade. A proposta do jogo terapêutico é de fornecer informações, além de produzir efeitos positivos e estratégias de enfrentamento frente à situação. “A brincadeira terapêutica descreve as fases do procedimento cirúrgico e à medida que a criança tem acesso a elas, vai se preparando para os procedimentos, que na maioria das vezes estão no campo do desconhecido”, pondera a psicóloga.

O jogo “De avental no hospital” leva a criança a passar por aventuras no ambiente hospitalar, por meio de situações descritas no tabuleiro no qual o jogador pula casas ou volta, de acordo com suas reações, percorrendo caminhos desde o atendimento, diagnóstico, internação, preparação, cirurgia, pós-cirúrgico e alta hospitalar.

A brincadeira é recomendável para crianças com idade entre 7 e 10 anos, pode contar com de 2 a 6 jogadores. Formado por um tabuleiro, um dado e seis bonequinhos, o jogo está disponível para compra no site www.terapiacriativa.com.br, no item Jogos Terapêuticos.

Lançamento do jogo na Univali

“De avental no hospital” será lançado na Univali, durante o Seminário de Estágios do curso de Psicologia, nos dias 27 e 28 de outubro.

 

Mais informações: (47) 3341-7542, no curso de Psicologia da Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS