sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/10/2016 | 10:56

Simpósios apresentam estudos de plantas e agentes anticâncer

O 8º Simpósio Ibero-Americano de Plantas Medicinais e o 3º Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer, reunirão entre os dias 24 e 27 de outubro, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí, pesquisadores nacionais e estrangeiros que apresentarão estudos envolvendo a pesquisa multidisciplinar com plantas medicinais e novos agentes anticâncer obtidos a partir da biodiversidade e da síntese química.


Palestras e minicursos serão ministrados por pesquisadores da Argentina, Brasil, Espanha, México, Panamá, Peru e Uruguai. Além disso, haverá sessões de pôsteres, lançamento de livros e mostra de produtos oriundos de plantas medicinais.

Serão apresentados exemplos de sucesso das cooperações ibero-americanas e haverá uma mesa redonda sobre os desafios e perspectivas da pesquisa e do desenvolvimento de novos medicamentos de origem natural. Já as palestras contemplarão temas, como: a biodiversidade ibero-americana e os novos compostos bioativos com potencial farmacêutico; a situação da Ibero-América em relação aos produtos marinhos como potenciais agentes anticâncer; identificação da leucemia e teste de novos alvos terapêuticos; potencial terapêutico de plantas medicinais brasileiras; estudo de espécies vegetais com potencial para controle do Aedes Aegypti; cultivo de plantas; aspectos éticos na produção científica, entre outros temas relevantes.

O encontro e é uma das principais atividades formativas da Rede Ibero-Americana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Ibero-Americana de Investigação em Câncer (Ribecancer) apoiadas pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A expectativa é de reunir cerca de mil participantes, com apresentação de 680 trabalhos. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em www.simposiosiberoamericanos.com.br.

Mais informações: (47) 3341-7557, com Valdir Cechinel Filho, coordenador do evento.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS