quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/09/2016 | 17:32

Senar/SC promove 359 cursos gratuitos em todas as regiões de Santa Catarina

Frutos do mar fazem parte da preferência culinária de muitas pessoas. Há quem goste de camarão ou um peixe bem temperado. Com o objetivo de capacitar os produtores para o preparo de pratos utilizando os sabores do mar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece mensalmente o curso de culinária de peixes e frutos do mar. Os produtores têm acesso a conhecimentos de segurança e higiene na manipulação de alimentos, além de orientações específicas para o preparo de cada fruto do mar.

Esse é um dos inúmeros cursos que o Senar/SC oferece, todos os meses, de maneira totalmente gratuita, aos produtores catarinenses. A cada mês novas turmas abrem nas regiões do Estado por meio dos Sindicatos Rurais dos municípios. No mês de outubro, os produtores rurais terão acesso gratuito a 359 cursos. Aproximadamente 5.744 empreendedores serão capacitados em todo o território catarinense.

Entre os treinamentos oferecidos na região Norte está o de bovinocultura de corte em Major Vieira nos dias 03 e 04 e o de processamento de carne suína em Irineópolis nos dias 06 e 07. O município de Araquari terá, nos dias 10 e 11, a capacitação em tratamento de madeira. De 17 a 19 ocorre o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos, em Canoinhas. Nos dias 20 e 21 acontece em Itaiópolis a qualificação em derivados de leite. O treinamento em formas associativas no meio rural está marcado para os dias 24 e 25, em Campo Alegre.

No Vale do Itajaí acontecerá nos dias 03 e 04 o curso de culinária de peixes e frutos do mar, em Navegantes. Nos dias 10 e 11 o município de Jaraguá do Sul terá o treinamento de produção caseira de massas para congelamento. No mesmo período ocorrerá, em Ituporanga, a capacitação de criação de abelha rainha. Imbuiá terá, nos dias 13 e 14, o curso de processamento de carne suína e Agrolândia, nos dias 26 e 27, o de primeiros socorros. No final do mês Atalanta contará com o curso de fruticultura nos dias 26 e 27.

A região Sul receberá nos dias 04 e 05, o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos, em Capivari de Baixo. No dia 10 acontecerá em São Martinho o treinamento de emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) e nos dias 10 e 11 a capacitação em processamento de carne de frango, em Balneário Arroio do Silva. O município de Urussanga contará com a qualificação de bordado com patchcolagem de 17 a 19 de outubro. De 24 a 28 ocorrerá em Praia Grande, o curso de rédeas e nos dias 27 e 28 o treinamento de manejo de colmeia em Turvo.

OLeste de Santa Catarina contará com o treinamento de turismo rural com a utilização dos recursos naturais nos dias 13 e 14, em Santo Amaro da Imperatriz. Nos dias 17 e 18 o município de Florianópolis terá o treinamento de operação e manutenção de roçadeiras. De 17 a 19 acontecerá, em Angelina, a capacitação de bordado com patchcolagem. Entre os dias 19 e 21 Palhoça contará com o curso de produção caseira de pães e biscou. Nos dias 25 e 26 Anitápolis receberá a qualificação em produção de pólen apícola e nos dias 31 de outubro e 1º de novembro Paulo Lopes terá o treinamento de inclusão digital rural.

            Alguns dos cursos que serão oferecidos na Serra Catarinenses são o de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores em Urupema, de 03 a 05 de outubro. Nos dias 06 e 07 o município de Cerro Negro terá o treinamento de cultivo de plantas medicinais. São José do Cerrito contará com a capacitação de inclusão digital rural nos dias 10 e 11. Em Frei Rogério acontecerá o curso de jardineiro nos dias 13 e 14. Nos dias 20 e 21 Bom Jardim da Serra receberá o treinamento em turismo rural voltado para acolhida no meio rural. De 24 a 27 ocorrerá o curso de artesanato em tear com lã de ovelha, em Correia Pinto.

O Meio Oeste terá a qualificação de casqueamento e ferrageamento de equídeos em Catanduvas nos dias 10 e 11. Nos dias 13 e 14 acontecerá, em Capinzal, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. No mesmo período Caçador receberá o treinamento de comercialização na propriedade rural. Campos novos contará com a capacitação em organização da propriedade rural nos dias 17 e 18. No período de 17 a 21 ocorrerá, em Vargem Bonita, o curso de doma racional de equídeos. Salto Veloso contará com o treinamento de gestão ambiental na produção de leite no dia 27.

Entre as capacitações oferecidas na regiãoOeste estão a de inseminação artificial em suínos no município de Concórdia. Nos dias 18 e 19 Xanxerê terá o curso de meliponicultura. Ipumirim contará com o treinamento do programa 5S no dia 19. Nos dias 20 e 21 acontecerá, em Guatambu, a qualificação em aproveitamento integral de alimentos e no mesmo período Faxinal dos Guedes receberá o curso de empreendedorismo rural. Em Ipuaçú ocorrerá com o treinamento de operação e manutenção de ordenhadeiras nos dias 27 e 28.  

  A região Extremo Oeste receberá o treinamento de bordado em chinelos nos dias 10 e 11 em São Lourenço do Oeste. Nos dias 13 e 14 Guaraciaba terá o curso de inclusão digital rural. Dia 18 acontecerá a capacitação em proteção de nascentes no município de Modelo. Em Novo Horizonte está marcada a qualificação em gestão da propriedade rural de 19 a 21. No dia 21 também ocorrerá o curso de controle de qualidade no transporte do leite em São José do Cedro. Nos dias 24 e 25 Palma Sola contará com o treinamento em educação ambiental.

Outros treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS