sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/08/2016 | 18:15

Porto dá continuidade a treinamentos de emergência

Um suposto vazamento de produto químico de alta periculosidade, com formação de nuvem de vapores tóxicos e inflamáveis, resultante da queda de um contêiner de produtos perigosos de uma empilhadeira, movimentou as imediações do Porto de Itajaí e APM Terminals na tarde desta terça-feira (30). A simulação compreendeu seis vítimas, duas externas e quatro internas, sendo que uma foi a óbito.

O cenário foi criado para a simulação de uma emergência na área primária do Porto de Itajaí. Da sala de comando, localizada no edifício-sede da APM Terminals, representantes da Autoridade Portuária, da arrendatária do terminal, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros monitoravam a situação e acompanhavam a hipotética evacuação de ruas, prédios, lojas, escolas e shopping centers na proximidade de 800 metros do local do acidente. Em função dos ventos, o suposto vazamento atingiu o Centro da cidade, mas se dissipou rapidamente.

A ação é a segunda etapa de um programa de treinamento iniciado na semana passada pela Superintendência do Porto e APM Terminals, para a mobilização e treinamento de seus colaboradores, guarda portuária e brigadistas para atuarem em casos de emergência.

“O exercício promoveu a integração das entidades públicas com os colaboradores do Porto e terminais para a atuação em situações de emergência, visando o entrosamento, organização e preparação adequada de todos os agentes envolvidos”, explica o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.

“A realização de exercício simulado é fundamental, pois permite aperfeiçoar nossas práticas de atendimento e agilidade na resposta a emergências”, diz Ricardo Arten, diretor superintendente da APM Terminals no Brasil. "A segurança é parte integrante dos valores fundamentais da APM Terminals. Estamos comprometidos com a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores e usuários dos terminais onde operamos", completa Arten.

O exercício simulado de campo atende as proposições dos planos de Emergência individual (PEI) e de Controle a Emergência (PCE) do Porto de Itajaí e APM Terminals, além de atender o Plano de Área (PA) e Plano de Auxilio Mútuo (PAM) para treinamento e avaliação de suas equipes de resposta a emergências, bem como para o cumprimento de requisitos junto aos órgãos ambientais e Ministério do Trabalho.

Além dos colaboradores do Porto, APM Terminals e demais terminais portuários, participaram homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Itajaí e Santa Catarina, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, praticagem, além de servidores de instituições como Policia Militar Ambiental, Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Fundação do Meio Ambiente do Itajaí (FAMAI), Coordenadoria de Trânsito (CODETRAN), Ecosorb, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS