sexta, 19 de abril de 2024
Geral
25/08/2016 | 17:05

Encontro Nacional de Usuários e Amigos de Cães-guia será na Univali

As mudanças, alegrias e desafios gerados pela convivência com os amigos de quatro patas serão compartilhadas por deficientes e famílias socializadoras, no 1º Encontro Nacional de Usuários e Amigos de Cães-guia. O evento será no dia 27 de agosto (sábado), a partir das 9h, no Campus Balneário Camboriú da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Além da integração, o encontro tem como objetivo sensibilizar as pessoas e provocar discussões para transversalidade das políticas públicas.

De acordo com Felipe Cristiano da Silva, acadêmico do curso de Relações Internacionais da Univali, usuário de cão-guia e um dos organizadores do encontro, a proposta é que o evento se torne anual, cada ano em uma região do Brasil. “O evento nasceu a partir da iniciativa de um grupo de usuários de cães-guia. Nossa expectativa é de reunir cerca de 40 cachorros” afirma. Ele alerta que não será permitida a participação de animais de estimação, já que os cães-guia possuem treinamento diferenciado, mas ressalta que é fundamental que a sociedade civil participe.

Uma mesa redonda sobre a importância do trabalho e qualidade do treinamento de cães-guia abrirá a programação de atividades do encontro, às 9h.  Entre os confirmados para participar das discussões estão: Carlos Eduardo Rebelo, treinador e instrutor de cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC – Campus Camboriú); George Thoaz Herrison, treinador, instrutor e fundador do Instituto Cão-Guia Brasil; Fabiano Pereira, treinador da Escola de Cães-Guia Helen Keller, com mediação de Felipe Cristiano e de Mardem Reifison, autor do canal Fotógrafo de Cães.

À tarde, a partir das 14h, haverá um debate sobre a experiência coletiva de usuários de cães-guia, mediado pela jornalista Natália Alcântara. Após, Walter Amaro Baldi, professor do curso de Direito da Univali, ministrará uma palestra sobre a conscientização da sociedade em relação à lei 11.126, que garante o acesso de cão-guia a espaços públicos e privados de uso coletivo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site http://www.univali.br/imprensa/eventos/.

Alunos da Univali são usuários de cães-guia

Os cães guia Cedar e Thor acompanham os deficientes visuais Gabriel Ximenez, aluno do curso de Psicologia da Univali (Campus Itajaí), e Felipe Cristiano, estudante de Relações Internacionais (Campus Balneário Camboriú), respectivamente, na trajetória acadêmica.

Há quase dois anos Thor guia os passos de Felipe. O jovem conta que a vida ganhou um novo sentido com a chegara do cachorro. “ Na época, eu estava sem perspectiva. Não tinha nem acabado o Ensino Médio. Agora, ele me acompanha em tudo. Estou fazendo faculdade e me sinto mais motivado a viver e enfrentar os desafios”, declara Felipe Cristiano.

“Ele que me acorda todos os dias para vir para a faculdade. A nossa relação é indescritível. Não se trata apenas de acesso, o Cedar trabalha a minha autoconfiança. Meu convívio social é muito mais qualificado com ele”, comenta Ximenez.

Balneário Camboriú abriga uma das mais antigas escolas de formação de cães-guia do Brasil, a Escola de Cães-Guia Helen Keller. Além disso, o Instituto Federal Catarinense de Camboriú abriga o projeto piloto do Governo Federal do Programa Viver Sem Limites, primeiro centro da América Latina de formação de treinadores e instrutores de cães-guia.

Foto: Angelo Borba


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS