quinta, 28 de março de 2024
Política
12/08/2016 | 16:23

Três candidatos disputam a prefeitura de Itajaí

Demorou. Somente na última segunda-feira, dia 8, é que saíram os nomes de todos os representantes (pré-candidatos a prefeito e vice)das três chapas que disputarão as eleições em Itajaí. A última chapa a fazer o anúncio oficial foi a encabeçada por João Paulo Bastos Gama (PP) e Arthur de Jesus (PSD). A definição ficou por conta da união PP/PSD/PT/PSB/PRP.

A novidade nesta coligação foi a presença do PT, considerado adversário histórico do PP nos últimos 20 anos. O que possibilitou a união, segundo o que se comenta nos bastidores, é que houve ganho para os dois partidos nesta união. A coligação ganhou em torno de quatro minutos de TV e o PT coligou tanto na majoritária quanto na proporcional, ou seja, no coeficiente dos votos quando forem contados, os vereadores dos dois partidos concorrem em igualdade de condições.

Para o leitor entender melhor como funciona essa questão de coligação na proporcional (vereadores), no caso o PP e o PT, se o coeficiente eleitoral deste pleito for de, digamos, 3,5 mil votos para eleger um vereador, então o candidato que chegar a este número vai ser eleito, independente ser for progressista ou trabalhista. Quem conseguir mais votos entra. Isso considerando o número de votos conseguido pelos partidos.

Deixando de lado a estranheza de ter no mesmo ambiente adversários ferrenhos, João Paulo aproveitou a ocasião para comentar sua principal batalha a ser travada: a de não ser conhecido. Se por um lado não é conhecido pelo povo, o pré-candidato também diz contar com o trunfo de não ter rejeição.

 

Volnei Morastoni e Marcelo Sodré

Outra coligação que aconteceu aos 45 minutos de sexta-feira, dia 5,foi a dos partidos PMDB/ PDT/PEN/ PPS / PV, que escolheu Volnei Morastoni (PMDB) e Marcelo Sodré (PDT) para candidatos a prefeito e vice nesta eleição. Esta coligação também demorou para ser anunciada, principalmente porque o PMDB, a princípio, estava tentando se coligar com o PR e ter Maurílio Moraes de vice, o que não aconteceu.

Depois, quando fecharam com o PDT, o nome mais anunciado para vice era Níkolas Reis, mas este preferiu sair candidato a vereador. Então, Marcelo Sodré chamou para si a responsabilidade e aceitou ser vice na chapa.

Nesta coligação os candidatos a prefeito e vice terão que apresentar, além de um bom plano de governo, algumas explicações aos eleitores, como a saída de Volnei Morastoni do PT e sua entrada no PMDB, que acabou rachando o partido. O candidato a vice terá ainda de explicar por que preferiu fechar com o PMDB sendo que participou ativamente do último governo do atual prefeito Jandir Bellini (PP).

 

Anna Carolina e Maurílio Moraes

Essa foi uma coligação que já havia sido anunciada com antecedência, depois da convenção do PR realizada no dia 3 de agosto. Anna Carolina (PSDB) e Maurílio Moraes (PR) saem como candidatos apoiados por uma coligação composta por PSDB/PR/REDE/DEM/PTB/PRB/PCdoB/PTC/PSL/PSC/PTN/SD.

Justamente essa quantidade de partidos é que pode ser o "calcanhar de Aquiles", como diz a expressão popular, da candidatura. Isso porque o PSDB nos últimos anos criticou muito a atual administração por ter se coligado com muitos partidos e ter "fatiado" a prefeitura entre eles, com cargos de secretários, diretores e outros.

Mesmo que o discurso dos candidatos seja de que os partidos estão unidos e não há compromisso de distribuição de cargos, essa pode não ser a percepção do eleitor. Afinal, como dar um "choque de gestão" como o PSDB pregou até agora, o que significa diminuição no número de cargos comissionados, se tem tanta gente unida trabalhando para eleger Anna e Maurílio? Esse tema terá que ser bem explorado para a população.


Depois de anunciadas as candidaturas, agora é esperar para que a campanha realmente comece nas rádios e na TV. Todos os candidatos estão contando com isso para poder conversar e apresentar suas propostas para os eleitores. Os que já são conhecidos e os que querem ficar conhecidos. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS