sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/08/2016 | 09:11

Sábado com novidades: Volnei Morastoni (PMDB) e Marcelo Sodré (PDT) são confirmados candidatos em convenção

Pelo menos um mistério nesta eleição municipal de Itajaí foi revelado ontem, quando o PMDB, PDT, PV, PPS e PEN decidiram em convenção se coligarem e escolheram Volnei Morastoni (PMDB) e Marcelo Sodré (PDT) como candidatos a prefeito e a vice para disputar as próximas eleições majoritárias.

Agora já são duas candidaturas conhecidas: Anna Carolina (PSDB) e Maurílio Moraes (PR), composta pelos partidos PSDB / PR / SD/ PCdoB / PTB / PRB / PSC/ PTN / PSL / PTC / REDE / DEM e a de Volnei Morastoni e Marcelo Sodré, composta pelos partidos PMDB / PDT / PROS / PPS / PEN / PV.

Ainda não está definido o candidato a vice prefeito da coligação PP / PSD / PSB / PRP, que tem na cabeça de chapa João Paulo Gama Bastos. Ontem na convenção do PT a grande maioria optou por uma coligação na majoritária com o PP, sem entretanto, esclarecer se iriam impor um candidato a vice, no caso João Vequi.

Dentro da coligação já formada pelo PP / PSD / PSB / PRP se falam em vários nomes de possíveis candidatos à vice, como o de Eliane Rebelo, Artur de Jesus, Luiz Carlos Pissetti entre outros. A questão aí principal a ser resolvida até segunda-feira pelos líderes do partido é escolher um nome que junto com João Paulo represente o novo na política. Por isso, qualquer um nome poderá surgir até de quem menos se cogita, mesmo porque a política é uma caixinha de surpresas.

Tempo de televisão

O tempo que cada coligação terá nos programas políticos de televisão é que fez e está fazendo com que vários partidos, mesmo que com propostas e ideologias tão diferentes se unam nesta eleição municipal.

O PSDB, por exemplo, buscou apoio de 11 partidos, mesmo tendo criticado sempre a atual administração que havia loteado a prefeitura com a união de vários partidos na última eleição. Qual o discurso que vão usar, não se sabe, para explicar as propostas de fazer um choque de gestão com tanta gente para dividir o poder.

O PMDB, por outro lado, que lutou para ter o PR na coligação, mas acabou fechando com o PDT, uniu dois candidatos, Volnei Morastoni e Marcelo Sodré, que vem da chamada "velha guarda". Resta saber qual o discurso que a coligação usará para convencer os eleitores que são a melhor opção para o município.

Por fim o PP, que administrou o município nos últimos oito anos, e que contava com Paulo Bornhausen para candidato a prefeito, na desistência deste teve que optar por um nome novo dentro de suas fileiras, no caso João Paulo, mas não conseguiu trazer os partidos do PR nem o PDT. Restaram os partidos que sempre apoiaram o PP na coligação, com a chanche de trazer o PT, adversário histórico, no apoio à majoritária, ganhando assim quatro minutos a mais na TV.

Até segunda-feira continuaremos nas conjecturas, no disse-me-disse, nos boatos. É esperar para ver.

Temos muitas análises ainda que faremos durante o dia de hoje. Fique atento!

Carlos Bittencourt


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS