quinta, 18 de abril de 2024
Geral
22/07/2016 | 19:29

Reconhecimento e amor pela profissão marcam aula inaugural do curso de formação de soldados da PM

Aconteceu, na tarde desta sexta-feira (22), a aula inaugural do curso de formação de soldados de Balneário Camboriú. O evento ocorreu no Mercure Camboriú Hotel, localizado na Avenida Atlântica. Estiveram presentes no evento o comandante da 3ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cláudio Roberto Koglin, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel BM Onir Mocelin, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Evaldo Hoffmann Junior, entre outras autoridades civis e militares.

A solenidade também contou com uma presença muito especial. Manoel Rogério da Silva, soldado reformado da Polícia Militar de 92 anos abrilhantou a ocasião com sua história de vida e sua carreira. Ele ingressou na carreira militar em uma época em que os recursos eram escassos. Sua arma era uma baioneta e um cassetete de borracha, os quais eram utilizados para manutenção da ordem pública. Naquela época, os policiais não contavam sequer com nenhuma das tecnologias disponíveis nos dias de hoje.

Seu Manoel ficou encantado quando lhe foram apresentados os atuais aparatos utilizados diariamente pelas guarnições, entre eles o tablet utilizado para a lavratura de boletins de ocorrências (PMSC Mobile), projeto pioneiro no município de Balneário Camboriú, testado, aprovado e aprimorado pelo 12º BPM.

Os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) puderam ouvir as histórias deste policial que serve de exemplo para todos. Seu Manoel e toda a sua experiência devem ser vistas como uma inspiração, principalmente em meio aos momentos de crise. Como ele próprio relatou, “as dificuldades são muitas hoje, imaginem naquele tempo...”. As dificuldades a que se refere não estão somente ligadas à profissão em si, mas também à discriminação sofridas pelos policiais.

Coronel Koglin resumiu seu discurso com uma frase de impacto citada por Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um só dia em sua vida”. O comandante também relatou que durante seus mais de 30 anos de serviço enfrentou diversas barreiras, mas nenhuma foi maior do que o amor que possui por sua profissão.

O CFSd possui uma carga horária de 1.249 horas, distribuídas em 35 semanas. Ao todo, são ministradas 46 disciplinas que envolvem matérias de Segurança Pública, técnicas de policiamento ostensivo, Direito, legislação, trânsito, gerenciamento de crises e negociação, entre muitas outras.

Os alunos também passam por testes de aptidão física e realizam diariamente exercícios no quartel. E não só no quartel. Eles também praticam atividade física fora do batalhão. Não estranhe se ouvir cerca de 60 pessoas vestidas com uniforme de educação física cantando canções da Polícia Militar nas ruas. São eles, os alunos que durante os nove meses de curso são postos à prova todos os dias. Guerreiros que muito em breve estarão contribuindo para garantir a ordem pública e proteger o seu maior bem: a vida.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS