sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/06/2016 | 16:11

Saragaço: Gincana dos pescadores acontece neste sábado em Bombinhas

Você já imaginou um campeonato entre os ranchos de pesca artesanal da tainha? Neste sábado, 2 de julho,acontecerá no Costão Direito da Praia de Bombinhas – Centro (local conhecido como Velho Portinho), o evento mais inusitado, cultural e polêmico do ano. Além da participação da comunidade, o Saragaço contará com a gastronomia típica, uma praça de artesanato e a contribuição voluntária de artistas regionais como Gazu (ex Dazaranha), Sarau Afro-Açoriano e Pirão Catarina.
 
Vem aí… Saragaço!
 
Antes que os ranchos fechem as suas portas, o município de Bombinhas decidiu convidar a todos para comemorar a sensacional Pesca da Tainha 2016 de uma forma um tanto criativa e nada convencional, afinal, as mãos que estivaram as centenárias canoas e puxaram as redes, de fato, merecem o devido reconhecimento.
 
A verdade é que momentos como estes não podem passar despercebidos, e por este motivo é que o festival Saragaço realizará uma inédita confraternização entre todos os ranchos de pesca através de uma grande gincana que acontecerá a beira-mar, na areia de uma das mais belas praias catarinenses.
 
A proposta que está chamando a atenção de pescadores das cidades vizinhas levantou os ânimos da comunidade tradicional que promete impressionar inclusive os organizadores do evento. Até mesmo um rancho da Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú, enviou um vídeo e conseguiu uma vaga para participar na modalidade visitante. Provas como A Melhor Equipe em Terra e Mar, o Mais Rápido Limpador de Tainha e O Mais Rápido Trançador de Malha de Rede, entre outras, prometem uma grande disputa entre todos os 13 ranchos da cidade, além das camaradagens do litoral catarinense que se interessaram na competição. A gincana inicia às 9h e segue até o final da tarde, quando ocorre a abertura da praça artística e musical.
 
Intervenção social
 
Por trás da diversão, os movimentos independentes Unidos por Bombinhas e o Instituto Camugerê buscam a aliança despretensiosa com o segmento na realização de um planejamento efetivo das políticas públicas voltadas à preservação da cultura tradicional e do meio ambiente.
 
Quadrilha, Artesanato e Música
 
A programação vai além da gincana e o público presente terá a honra de apreciar o retorno do movimento independente que marcou a época em que a energia elétrica ainda era um privilégio na cidade. Após a premiação, por volta das 19h, o casamento caipira da “Quadrilha das Antigas”, que há mais de 20 anos deixou de se apresentar, retornará dos velhos tempos com a sua indescritível peça folclórica adaptada às tradições dos antigos e inesquecíveis personagens bombinenses.
 
Uma feira de artesanato e uma programação musical composta por grupos regionalistas, como Sarau Afro Açoriano, Gazú e a tão aguardada banda de forró, Pirão Catarina, contextualizam o evento que aguarda a presença e o envolvimento de grande parte da comunidade local, das cidades vizinhas e dos nossos queridos turistas.
 
 
Fotos por Santiago Asef e CJr. Fotografia

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS