sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/03/2016 | 08:50

Poder Judiciário promove ato a favor de Sérgio Moro, em Itajaí

Na tarde de quinta-feira, membros do Poder Judiciário realizaram uma manifestação em frente à sede da Justiça Federal, em Itajaí. Semelhante a outros protestos em todo o país, os manifestantes prestaram apoio ao juiz federal Sérgio Moro e à Operação Lava Jato.

Em média 100 pessoas participaram do ato, que durou cerca de 30 minutos. Para simbolizar a indignação e o descontentamento com os recentes acontecimentos nacionais, os manifestantes vestiram camisetas pretas e levantaram faixas em apoio a Moro.  

Ainda na tarde de quinta-feira, delegados da Polícia Federal (PF) de Itajaí participaram de um ato público na avenida Marcos Konder. A intenção era reafirmar a confiança nos trabalhos realizados na Operação Lava Jato e o repúdio de tentativas de ingerência externa nos trabalhos da PF. 

Leia a nota da Associação dos Juízes Federais do Brasil

"Pela Independência Judicial.

Nós, juízes federais aqui reunidos, juntamente com todos os juízes federais brasileiros que se encontram neste momento perante as sedes da Justiça Federal, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato.

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente. Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico.

Os juízes federais do Brasil reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando da posse no cargo: manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do País.

Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçamos com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário. O sistema judicial prevê o modo como as decisões dos juízes podem ser impugnadas e modificadas.

A Justiça Federal brasileira, da qual fazemos parte, ao lado do juiz federal Sérgio Moro, tem uma história centenária pautada pela defesa dos direitos dos cidadãos e da ordem democrática, com observância aos princípios fundamentais.Temos consciência que o Judiciário está em constante aperfeiçoamento. Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais.

Uma Justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de todos os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato."


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS