sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/03/2016 | 10:12

Agentes públicos são denunciados ao Ministério Público por improbidade na queda da ponte Tancredo Neves

A vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) protocolou uma denúncia no Ministério Público (MP) por negligência dos gestores municipais referente à queda da ponte Tancredo Neves, em Itajaí. A estrutura, que ligava os bairros Cordeiros e São Vicente, desabou em dezembro do ano passado. Para a vereadora, os secretários colocaram em risco a vida de moradores com informações falsas.

A denúncia de Anna Carolina se baseia em notícias veiculados no site da prefeitura de Itajaí. Segundo a vereadora, a prefeitura divulgou que a ponte tinha sido interditada em outubro do ano passado, após um rebaixamento da pista. Na publicação, os gestores confirmaram que não havia risco de queda da estrutura:

Na mesma época, cinco dias após o rebaixamento da pista, a assessoria de comunicação publicou uma notícia sobre a interdição da ponte Tancredo Neves para automóveis e caminhões. De acordo com a assessoria de imprensa de Anna Carolina, a prefeitura informou, na mesma notícia, sobre uma limpeza no rio com auxílio de máquinas, feita pela Secretaria de Obras:

— Mesmo a prefeitura reconhecendo o considerável rebaixamento, eles forçaram a estrutura e não a interditaram completamente, colocando em risco a vida da população — defende Anna Carolina.

Em novembro, a prefeitura informou que havia contratado uma empresa para avaliar a situação da estrutura. Um laudo foi emitido e não apontada riscos para a passagem de pedestres e ciclistas ou queda da ponte. A partir do laudo, a prefeitura autorizou o trânsito de pedestres e ciclistas pela estrutura, que desabou dias depois.

De acordo com a vereadora, a notícia publicada pela prefeitura era falsa porque não havia um registro de contratação de empresa. A acusação é baseada no Jornal do Município. Anna denunciou a fraude em uma sessão parlamentar e, na mesma época, o secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, admitiu que o contrato com a empresa tinha sido feito verbalmente.

Três dias após a queda da ponte, a vereadora protocolou um requerimento e questionou a contratação. Segundo Anna, a Secretaria de Obras informou que não existia um laudo emitido ou contratações com a empresa. O pedido da vereadora é referente a falta de informações sobre a licitação e vistorias na estrutura, relatórios e cálculos topográficos, entre outros. A denúncia foi protocolada juntamente com cópia de notícias no site da prefeitura.  

Desconhecem

O procurador-geral do município, Ivan Macagnan, informou à reportagem que não tem conhecimento sobre a denúncia contra os gestores municipais. Ivan não quis comentar sobre o caso porque nenhum documento foi entregue à prefeitura ainda.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS