sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/02/2016 | 08:34

Presidência da câmara reúne equipe para definir metas de 2016

O Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti (DEM), reuniu a equipe de secretários e diretores nesta semana para traçar as metas do Legislativo para 2016. Entre os objetivos está o desenvolvimento do projeto Câmara Sustentável. Melhorias no sistema de votação, abertura de concurso público e certificação de qualidade em gestão também estão entre as novidades.

Assim como fez em 2015, quando economizou R$ 10,9 milhões e os devolveu à prefeitura, neste ano a câmara pretende continuar economizando no que for possível:

— Realizaremos este tipo de encontro de forma contínua, planejando a câmara para otimizar os recursos, reduzir gastos e melhorar nossos serviços. Entendemos que a população gasta com a câmara, mas também que ela é absolutamente necessária para a democracia. Então, o que precisamos com urgência é aumentar nossa eficiência e profissionalizar o Legislativo para que o cidadão se sinta representado aqui dentro — destacou Pissetti.

Já na primeira sessão, na terça-feira, os vereadores utilizaram o novo sistema de votação adotado pela câmara. Mais moderno e mais seguro, o sistema deve garantir ainda mais transparência na deliberação dos projetos.

O sistema de gerenciamento de projetos de lei e outras proposituras também foi modificado e agora todos os vereadores, servidores e a comunidade poderão acompanhar de forma prática as tramitações, o que deve tornar as discussões mais qualificadas e as votações mais céleres.

Em fase final de elaboração, também está o novo site institucional da câmara, que será mais moderno, interativo e prático. No campo administrativo, também estão previstas reformulações na legislação interna, eventos e sistema de protocolo.

Já para economia dos recursos naturais, em 2016 a câmara seguirá com o desenvolvimento do Plano Câmara Sustentável, instituído pela Lei 6679/2015, que prevê investimentos em planejamento sustentável, eficiência energética, uso racional de materiais e gestão de resíduos, entre outros. A primeira ação deve ser a elaboração de um macroprojeto para definição do plano de sustentabilidade do edifício sede do Legislativo:

— É preciso destacar que este plano não configura gasto, mas sim um investimento para futura economia.

Outro importante objetivo em 2016 é a busca pela certificação ISO 9001, que tem como algumas das etapas a melhoria da gestão da instituição em termos financeiros, de saúde ocupacional, meio ambiente e segurança, com o objetivo final de qualificar os serviços prestados. 

Em relação ao Controle Interno da Casa, já está em fase de elaboração um Plano de Auditoria Interna e a previsão é que a câmara abra, ainda no primeiro semestre, concurso público para o cargo efetivo de Controlador Interno, profissional que auxiliará na gestão dos recursos.

Capacitação de vereadores e servidores

Em 2016, a câmara dará continuidade ao Programa de Capacitação e Incentivo à Qualificação Funcional, realizado em parceria com a Univali e a Feapi. Nesta etapa serão oferecidas disciplinas obrigatórias, comuns a todos os servidores e vereadores, e algumas optativas, de diferentes áreas.

Aos vereadores ficará autorizada a realização de um curso fora da cidade por ano, desde que o assunto seja relevante para a câmara e que o próprio vereador arque com as despesas de inscrição, hospedagem e transporte. Assim, o vereador que apresentar os comprovantes de realização do curso terá sua ausência abonada.

Novo horário

Outra novidade anunciada pelo presidente foi a volta do horário de atendimento das 8h às 19h, a partir de 1º de março. No ano passado, para auxiliar na economia de recursos a Câmara passou a funcionar provisoriamente em turno único, mas em 2016 com a reformulação de todo planejamento financeiro do Legislativo optou-se por abrir as portas também no período da manhã, para que mais pessoas possam usufruir dos serviços prestados.

Balcão de Empregos e serviços da Caixa

Em 2016, o Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí deverá retomar as atividades do Balcão de Empregos, com mais opções de vagas e a já tradicional formulação do currículo profissional, a fim de facilitar o encaminhamento do candidato à vaga.

Além destes, o Balcão seguirá oferecendo a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), solicitações de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, orientação jurídica e os serviços da Central de Documentos Perdidos. A câmara estuda ainda, novos serviços que poderão ser implantados. Vale ressaltar que desde que foi criado, em 2009, o Balcão já registrou mais de 113 mil atendimentos.

Desde 2013, o prédio da câmara abriga um posto da Caixa Econômica Federal, cujo objetivo inicial era proporcionar alguns serviços em complemento aos oferecidos pelo Balcão da Cidadania. Com as instalações e atividades estabelecidas, a câmara retomará as tratativas para que a Caixa dê sua contrapartida e ofereça ainda mais serviços à população.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS