sexta, 19 de abril de 2024
Geral
22/01/2016 | 14:08

Campanha Força Biel entra em nova fase para arrecadar recursos

Fazer o bem sem olhar a quem, mas nesse caso o alguém tem nome e sobrenome: Gabriel Costa Coelho, 13 anos. Uma nova campanha irá arrecadar fundos para ajudar no tratamento e tentar salvar a vida do pequeno Biel. O menino está internado no Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, em São Paulo, desde o ano passado.

A frase “Força, Biel” continua estampada nas camisetas, que agora ganharam novas cores e formatos. Em 2015, a família de Biel começou a comercializar os produtos para custear o tratamento do menino. As camisetas eram vendidas com valor simbólico. As novas estampas trazem frases de apoio e incentivam a doação de medula óssea, que pode salvar Biel.

A nova campanha foi produzida pela estilista Larissa Kreusch. Nesta semana, uma equipe de moda saiu às ruas de Itajaí para realizar o novo catálogo de produtos. Oito novos modelos estarão à venda, mas a novidade são os bonés. A produção da campanha foi totalmente voluntária e teve apoio de modelos da Agência Donaire e do fotógrafo John Deivison.

Os produtos da campanha de Biel serão comercializados em pontos físicos e no Facebook. Para colaborar, o interessado deve procurar a Livraria Shekinah, na rua Cônego Thomaz Fontes, no centro de Itajaí. Em Navegantes, o ponto de venda é a loja Barato e Cia, na avenida Santos Dumont, no Centro. Os pedidos pela Internet devem ser feitos na página www.facebook.com/forcabiel1.

Guerreiro

Biel luta contra o câncer há um ano. Em fevereiro do ano passado, o menino sentiu dores e foi encaminhado ao Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. De lá, o pequeno Biel foi transferido para Florianópolis, onde passou por quatro blocos de quimioterapia. A doença avançou no último estágio do tratamento.

As primeiras sessões de quimioterapia foram complicadas. Biel sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e outro hemorrágico. O pequeno de 13 anos perdeu a visão após os AVCs, está fazendo fisioterapia para recuperar os movimentos do braço e tem ajuda de uma fonoaudióloga, pois a fala foi afetada.

Entre tantas dificuldades, o pai de Biel, Junior Coelho, afirma que o filho luta bravamente e com um sorriso no rosto:

— Biel é um menino alegre, brincalhão e possui um enorme coração. Está com dificuldade de falar e de formar frases, mas nós cremos no milagre de Deus na vida dele.

Seja um doador

Uma das chances de salvar a vida de Biel é por meio da doação de medula óssea. Só um doador compatível pode ajudar neste caso. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode doar medula óssea. A retirada é feita no interior de ossos da bacia, que se recompõem em apenas 15 dias.

Para ser um doador é necessário ira até um hemocentro e realizar o cadastro. Uma amostra de sangue com 5 a 10ml é coletada para testes. As amostras determinam as características genéticas para saber se há compatibilidade entre o doador e o paciente.

Segundo o Inca, as chances de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100 mil. Caso haja compatibilidade, o doador é convidado a realizar a doação. O instituto disponibiliza um conteúdo com perguntas e respostas no site /www2.inca.gov.br.

Onde se cadastrar

Ser um doador de medula óssea é rápido e fácil, o interessado só precisa procurar um hemocentro. Em Itajaí, o Ambulatório da Univali volta com os atendimentos semanais a partir do dia 25 de janeiro.

O calendário se estende nos dias 1º, 15, 22 e 29 de fevereiro. O atendimento é das 9h às 12h e das 13h30 às 16, no Bloco F7 do campus de Itajaí. São distribuídas 60 senhas, divididas entre os dois horários.

Os inscritos farão parte do banco do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). É necessário apresentar um documento de identidade na hora do cadastro.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS