sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/01/2016 | 11:59

Principal problema nas praias de Itajaí é a reincidência dos banhistas

Desde o início da operação veraneio até agora, o Corpo de Bombeiros já registrou milhares de ocorrências nas praias de Itajaí. A grande maioria delas são as prevenções. Em um único dia em dezembro, foram 4,3 mil prevenções realizadas pelos guarda-vidas. Esse número é tão alto justamente porque muitos banhistas não dão a devida atenção à orientação dada.

De acordo com o tenente Fábio Pacheco dos Bombeiros, o grande problema é que os visitantes das praias da cidade estão em momentos tão descontraídos que relevam a orientação dos guarda-vidas. Muitos acabam indo novamente para o local no mar de onde foram orientados a sair e por isso ocorrem os arrastamentos, que é quando há necessidade de resgate mas não necessariamente a vítima se afogou.

— As pessoas vão para a praia para curtir. Então vão se refrescar no mar sem prestar muita atenção na bandeira vermelha ou mesmo na indicação que o guarda-vidas acabou de dar _explica.

Desde o início da Operação Veraneio até agora Itajaí registrou sete afogamentos com morte. A maior parte, segundo Pacheco, em áreas onde não há presença dos guarda-vidas ou fora do horário que eles estão na praia. O mais recente foi na praia Brava quando um homem tentou atravessar a lagoa durante a noite.

Somente em Itajaí há 57 guarda-vidas civis durante a temporada. Eles ficam nas praias das 8h às 20h. O grupo conta ainda com um coordenador de praia e um chefe de praia na Brava, ambos bombeiros. Na praia da Atalaia fica um jet ski e na Brava um quadriciclo com equipamentos de primeiros socorros. Essas, segundo Pacheco, são as praias mais perigosas da cidade por conta das correntes.

De todo modo, a conduta do banhista tem relação direta com a prevenção. Respeitar as bandeiras e procurar praias com serviço de guarda-vidas são as principais recomendações. Confira outras orientações dos bombeiros:

- Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente;

- Em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza;

- Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso);

- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193;

- Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista;

- Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas ao invés de objetos flutuantes;

- Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio;

- Evite aproximar-se de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar;

- Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS