quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/01/2016 | 09:14

Estoque de sangue do tipo negativo está abaixo do nível ideal no Hemosc

Doar sangue é uma atitude importante para auxiliar no tratamento de diversos pacientes. A doação ainda auxilia em demandas de transfusão em casos de acidente. Para casos de emergência ou solicitações médicas é necessário manter o estoque de bolsas de sangue em bom nível. Em Santa Catarina, o Hemosc enfrenta diariamente a luta para ampliar o estoque, especialmente nesta época do ano, quando as doações diminuem.

A situação é crítica. Os estoques do Hemosc do tipo negativo estão abaixo do que o hemocentro considera ideal. De acordo com a diretora-geral do Hemosc, Denise Linhare Gerent, as chamadas por doadores negativos já começou. As doações caíram e as preocupações aumentaram.

Nos últimos dias de dezembro a início de janeiro, o Hemosc teve doação média de 70 bolsas por dia em Florianópolis e 300 no Estado:

— Nós precisaríamos ter 150 bolsas em Florianópolis e 550 no resto do Estado para conseguirmos manter um estoque dentro de um nível seguro

O processo de doação leva em média 45 minutos, tempo em que são retirados, aproximadamente, 450 ml de sangue. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro. Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, não dói e pode salvar vidas.

Números que aliviam

Santa Catarina possui um dos maiores índices de doações espontâneas no Brasil, com 86% do total de sangue doado na instituição. Segundo dados do Hemosc, 47% são doadores de repetição, que doam mais de uma vez em um período de 12 meses. O número reflete diretamente na qualidade do sangue transfundido.

Em 2014, mais de 157 mil catarinenses candidataram-se a doação de sangue, sendo 128.151 efetivados. Em 2015 foram mais de 163 mil candidatos; desses, 126.520 realizam a doação. Dessa forma, eles contribuem para que o Hemosc cumpra sua missão de disponibilizar à população, por meio da hemorrede pública, acesso ao atendimento hemoterápico e hematológico de qualidade.

E por que doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.

Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

O Hemosc possui uma seleção de perguntas e respostas sobre o assunto, disponível no site             www.hemosc.org.br/doacao-de-sangue. A plataforma digital da Fundação Pró-Sangue também disponibiliza conteúdos sobre a doação de sangue e de medula óssea no site www.prosangue.sp.gov.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS