terça, 16 de abril de 2024
Geral
11/01/2016 | 17:17

Bebê que nasceu com 580 gramas deixa a UTI neonatal do Marieta saudável e sem sequelas

A pequena Geovana, nascida com 580 gramas, deixou o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, nesta segunda-feira, após 93 dias internada na UTI neonatal. O bebê nasceu com 26 semanas de gestação, com cesariana antecipada devido ao quadro de pré-eclâmpsia da mãe.

Geovana foi acompanhada e alimentada por sonda até chegar à fase do aleitamento via copinho. Após o estímulo acompanhado, a pequena conseguiu ser amamentada no peito. ela deixou o hospital pesando 1,9 Kg. Durante os dias na UTI, 57 médicos acompanharam o caso, garantindo o crescimento saudável e sem sequelas:

— O trabalho multidisciplinar e a corrida contra o tempo em cada um dos casos registrados aqui no Marieta fazem com que nosso índice de sucesso seja muito elevado, equivalente a grandes hospitais do mundo — ressalta o pediatra intensivista Carlos Augusto Lopes.

Só em 2015, o hospital registrou 3.457 recém nascidos, sendo 320 fora do prazo ideal. Destes, 50 nasceram com menos de 1,5kg, elevando riscos futuros ou a mortalidade infantil.

A boa notícia é que Geovana e outros bebês se tornaram casos positivos no ano passado. Quem assegura o bom desempenho dos prematuros é a equipe formada por 10 médicos, nove enfermeiros, dois fisioterapeutas, uma fonoaudióloga e 35 técnicos de enfermagem.

Os nascimentos prematuros acontecem, geralmente, por questões de mães hipertensas, descolamento da placenta, partos múltiplos ou a falta de sequência nos exames pré-natais.

Sucesso no desenvolvimento

No caso de Geovana e de outros bebês prematuros que nascem no Hospital Marieta, o Banco de Leite foi primordial. O serviço é certificado pelo Ministério da Saúde. O Banco de Leite do Marieta é um dos nove bancos do Estado a receber o certificado pelo cumprimento dos requisitos elaborados pela Rede Brasileira e Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano.

Apesar disso, os responsáveis pela unidade reforçam a importância da doação. No período de férias o estoque reduz e o pedido é para quem puder doar que avise por telefone que a coleta é feita em casa.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS