quinta, 18 de abril de 2024
Geral
08/01/2016 | 09:21

Há 17 dias na região de Itajaí, helicóptero da PM já atuou em mais de 30 operações

Os 17 primeiros dias da Operação Veraneio foram intensos na região de Itajaí. Para ajudar em buscas e demais ocorrências policiais, as guarnições têm apoio do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), com a aeronave Águia 2. Na região desde o dia 22 de dezembro, a aeronave já esteve em 34 operações de patrulha e atendimentos somente na região de Itajaí. Na última semana, algumas ações tiveram destaque e êxito graças ao auxílio do Águia 2.

A aeronave da Polícia Militar reveza a permanência com o helicóptero da Polícia Civil durante a Operação Veraneio, que se estende até 29 de fevereiro. Ambos realizam sobrevoos diários de patrulhamento e reconhecimento de pontos sensíveis em Balneário Camboriú e região. Com o fim da operação, os helicópteros retornam às unidades de origem.

Ocorrências atendidas

Na última quinta-feira um veículo roubado em Balneário Camboriú foi localizado em Itajaí e perseguido pelo Águia 2. Um homem supostamente armado havia roubado um Jeep Renegade.depois que o carro foi localizado na BR-101 por guarnições de Itajaí, o helicóptero permaneceu seguindo o veículo até Penha sem o perder de vista, permitindo a recuperação.

No dia 31 de dezembro, o helicóptero da Polícia Civil realizou o resgate de um turista em Balneário Piçarras. Já no dia 1º de janeiro, o Águia 2 foi acionado para uma ocorrência de roubo em um parque aquático de Itajaí.

A mesma aeronave foi acionada no dia 2, onde atendeu a uma ocorrência no bairro Monte Alegre, em Camboriú. O Águia 2 sobrevoou a residência e localizou um veículo suspeito. No dia 5, o Águia trabalhou em parceria com o Samu para o translado de um turista argentino, vítima de problemas cardíacos, em Bombinhas.

Área de abrangência

Um helicóptero da BAPM equivale a 15 viaturas e 150 policiais. A cobertura é 555 vezes maior do que a de um policial militar a pé, o que aumenta a possibilidade de prender um criminoso. As aeronaves também auxiliam na sensação de segurança.

O uso das aeronaves são primordiais para operações policiais ou de resgate. Em Santa Catarina, o aumento de veículos e congestionamentos é constante, sendo necessária a ronda feita por helicópteros. Por conta disso, é de interesse que o litoral norte tenha uma base aérea da PM. 

Desde 1986, o BAPM opera em Santa Catarina e possui três companhias ativas, em Florianópolis, Joinville e Lages. Entre 2000 até 2015, as aeronaves participaram de 23.793 operações em todo o Estado. As aeronaves são multimissão e atendem ocorrências policiais e de resgate, como acidentes de trânsito, afogamentos, arrastamentos, entre outras.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS