quinta, 28 de março de 2024
Esportes
23/11/2015 | 10:35

Equipe brasileira completa desafio transatlântico entre França e Brasil

O primeiro barco brasileiro participante da regata francesa Transat Jacques Vabre completou a prova no domingo. A bordo do barco Zetra, a dupla Eduardo Penido e Renato Araújo chegaram à Itajaí após 28 dias no mar. Eles partiram de Le Havre, na França, e percorreram 10 mil quilômetros até o litoral catarinense, finalizando a prova na sexta colocação da Classe40.

O sofrimento e o cansaço durante a maior travessia transatlântica do mundo valeu a pena. Para o velejador Renato Araújo, os problemas no percurso dificultaram a travessia. Todos os transtornos não impedem a dupla de retornar à prova no próximo ano:

— Não tem preço que pague esse momento. Pegamos 10 dias de tempo ruim, comemos mal, tive um problema no joelho, velas quebradas e muito mais. A primeira tempestade foi difícil, a segunda mais fraca e a terceira quebrou o enrolador da vela de proa. A ideia é treinar mais e se aperfeiçoar.

O campeão olímpico Eduardo Penido classificou a chegada em Itajaí como “um momento mais do que especial”:

— Posso sim comparar o dia de hoje com a Olimpíada de 1980, quando fui medalha de ouro. Foi uma regata muito dura e desgastante, mas lutamos até o fim.

Foram dias difíceis para a dupla brasileira, que enfrentou ventos fortes e ondas gigantes na travessia entre França e Brasil. Até a calmaria dos Doldrums foi um impasse para o barco Zetra. Os brasileiros passaram 48 horas com vento fraco, quase sem andar na divisa dos hemisférios Norte e Sul.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS