quarta, 23 de junho de 2021
Geral
03/11/2015 | 10:13

Universidade promove competição de pontes de palito de picolé

No sábado, palitos de picolé serão a matéria prima para a confecção de pontes. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove uma competição entre estudantes dos cursos de engenharia de Santa Catarina. Eles construirão pontes usando apenas palitos de picolé e serão avaliados pelas habilidades. A competição acontece no campus de Itajaí, das 9h às 15h.

O desafio é construir um protótipo de ponte executada com palitos de picolé unidos com fita adesiva. Para a avaliação de desempenho estrutura, a ponte será submetida a uma carga crescente. Ganha a ponte que resistir ao maior peso, entre outros critérios.

A competição acontece em grupos de até seis integrantes. Cada grupo apresenta apenas um modelo de ponte que deverá vencer um vão livre de um metro. A estrutura não pode ultrapassar 800 gramas e só pode ser utilizado o material fornecido pela organização do concurso.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univali, Sonia Iara Portalupi Ramos, o concurso permite a vivência e trabalho de equipe:

— Com essa experiência os alunos aplicam os conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos, projetam estruturas simples, comunicam e justificam suas decisões e trabalham em grupo para executar seus projetos.

 A competição integra as comemorações dos 18 anos de implantação do curso de Engenharia Civil da Univali e a equipe vencedora receberá o valor simbólico de R$ 1 mil. O valor de R$ 500 será pago para a equipe que ficar em segundo lugar.


JORNAL IMPRESSO
18/06/2021
11/06/2021
04/06/2021
28/05/2021

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS