Os bons ventos trazem os barcos da 12ª Transat Jacques Vabre até o litoral catarinense. As 42 equipes deixaram a cidade de Le Havre, na França, na manhã de domingo. Até Itajaí, os velejadores percorrem uma distância de 10 mil quilômetros. A dupla brasileira Edu Penido e Renato Araújo estão à bordo do barco Zetra, da classe Class40.
A largada foi dada com ventos fracos e muita corrente, atrasando na entrada da flotilha no Canal de Mancha. Antes de partirem, os barcos percorreram entre boias e iniciaram a viagem até o Brasil. O Zetra, da equipe brasileira, largou entre 7º e 12º nas primeiras horas de competição.
— A ansiedade é grande, não é uma prova simples de ser feita. Primeiro objetivo é passar esse trecho mais difícil no Golfo de Biscaia e depois poupar o barco para tentar chegar inteiro em Itajaí — conta o velejador Renato Araújo.
Na manhã de segunda-feira, mais de 20 horas após a largada em Le Havre, o barco Zetra garantia a 11ª posição na prova, atrás da dupla Manuel Cousin e Gérald Quéouron (Groupe Setin). Quem garante a 1ª posição até o momento é o barco Bretagne Crédit Mutuel Elite, com a dupla Nicolas Troussel e Corentin Horeau. A competição pode ser acompanhada ao vivo através do site http://tracking.transat-jacques-vabre.com/fr/.