sábado, 20 de abril de 2024
Geral
10/07/2015 | 17:40

Setor pesqueiro luta para ultrapassar defasagem no preço do pescado e despesas de embarcações

Um levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) comparou o reajuste no valor do pescado e as despesas de embarcações nos últimos 10 anos. O sindicato argumenta que o pescado não teve grande variação de preço devido à inflação, mas os custos para a captura do peixe aumentaram.  Para o setor, está cada dia mais difícil competir com as importações.

 

O levantamento mostrou que a defasagem do setor é de 173%. O Sindipi usou como base para a pesquisa itens variados para a produção pesqueira, como gelo, combustível e alimentos levados para a viagem. O último item foi o que mais pesou no bolso dos empresários nos últimos anos.

 

Mesmo com o aumento no preço dos produtos no Brasil, o pescado não teve variação no valor de mercado. — Fizemos um comparativo de cada pescado.  Muitos tiveram pouca variação de preços, alguns mantiveram o mesmo valor e outras espécies estão mais baratas para o consumidor —.

 

O aumento na importação do pescado enfraqueceu o setor pesqueiro local. O sindicado luta para mudar o cenário e reverter a situação dos empresários. Para o Sindipi, a concorrência internacional é desleal e não cumpre com as exigências como as indústrias brasileiras, como questões sanitárias. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS