terça, 16 de abril de 2024
Geral
25/06/2015 | 09:17

Itajaienses preferem carne bovina e deixam o pescado de lado

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comprovou que o peixe não é o alimento mais consumido pelos itajaienses. A carne bovina e o frango estão no topo da lista de consumo, rebaixando o pescado. A divulgação dos dados preocupa o setor pesqueiro e estimula na criação de ações sociais para incentivar o consumo de frutos do mar.
 

Os dados foram levantados após uma avaliação com 1.300 moradores de Itajaí. Durante um ano, os pesquisadores da Univali analisaram o cardápio dos participantes e acompanharam os hábitos alimentares das famílias. Cada sujeito ganhou um caderno para anotar os alimentos que consumia durante o prazo da pesquisa.  
 

O relatório apresentou dados surpreendentes para o setor pesqueiro de Itajaí. Na data de coleta do formulário de pesquisa, cerca de 59% dos entrevistados responderam que consumiram peixe nos últimos 15 dias. De peixes frescos, 15% dos entrevistados preferem as sardinhas. A espécie aparece, também, em outro dado. Dos peixes enlatados, 7,85% preferem as sardinhas.
 

Outro fator preocupante envolve as crianças. O pescado não é o alimento favorito dos pequenos. Apenas 11% comem peixe e 10% afirmaram que consomem camarão. Os resultados estimulam os sindicatos pesqueiros a incentivar, através de ações sociais, o consumo de pescado.
 

A pesquisa foi encomendada pela Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura. A divulgação dos resultados aconteceu durante o seminário “Novos Rumos para a Pesca Profissional”, na sede do Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS