sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/05/2015 | 20:29

Começa pesca artesanal da tainha, mas a industrial só dia 1 de junho e com embarcações a menos

No feriado do dia 01 de maio os pescadores artesanais tiveram uma boa notícia: a pesca da tainha foi aberta. A pesca artesanal com rede anilhada será liberada a partir do dia 15 de maio, já a pesca industrial inicia a partir do dia 01 de junho. Todas seguirão até o dia 31 de julho. Dentre as mudanças neste ano, está a redução de embarcações liberadas para realizar a pesca da tainha. Serão 50 barcos, e não mais 60, como foi nos outros anos. Além disso, também reduziu em 15 dias o período da pesca industrial, já que em 2014 ela foi liberada no dia 15 de maio.

A captura da tainha é sempre aguardada com muita ansiedade pelas tripulações das traineiras e pela comunidade local, por ser uma fonte de renda adicional. A pesca industrial é a que mais captura peixe para comercialização, mas apesar de ser liberada apenas a partir do dia 01 de junho, a tainha já pode ser comprada nas peixarias. “A captura feita pela artesanal não supre a demanda, nem todos conseguem comprar o peixe, devido a quantidade que chega pra venda nas peixarias especializadas. Toda a captura artesanal é vendida nas próprias comunidades, sobrando pouco para as peixarias distantes das praias onde foi capturada”, explica o secretaria da pesca e aquicultura, Agostinho Peruzzo.

Pesca Artesanal x Pesca Industrial

A pesca indutrial caracteriza-se pela pesca realizada por grandes embarcações, e trabalhadores com carteira assinada, feita mais distante da praia, não ultrapassando as 5 milhas da costa, limite demarcado pelo Ministério da Pesca, além do fato da tainha ser um peixe caracteristicamente costeiro, sendo muito difícil encontrá-lo após essa área. Já a pesca artesanal é realizada por embarcações menores e normalmente os trabalhadores são da mesma família, realizando a captura mais na costa, na própria praia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS