sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/04/2015 | 12:59

Mais de quatro toneladas de material reciclável foram recolhidas na Itajaí Stopover

Milhares de visitantes, e uma produção de lixo considerável. Um evento premiado pela preocupação com a sustentabilidade não pode deixar de tomar os devidos cuidados para o destino ambientalmente correto destes resíduos. Por este motivo, a cooperativa vinculada ao Comitê da Sustentabilidade Itajaí Stopover recolheu e separou 4.655,5 kg de materiais recicláveis desde a montagem do evento. O que corresponde a pouco mais de um terço dos resíduos orgânicos e rejeitos produzidos na festa, que resultaram mais de 12 toneladas.

Diariamente são realizadas vistorias na Vila da Regata, para que a pré-separação do lixo nas mais de 800 lixeiras do espaço seja feita da maneira correta. Um processo que auxilia o trabalho da cooperativa, e evita o desperdício de resíduos recicláveis, reutilizáveis. Nas vistorias, também é verificado o recolhimento de óleo utilizado nos restaurantes da Vila. Nestes primeiros dias de evento, mais de 180 litros foram recolhidos, e devem ser encaminhados para a fabricação de biodiesel, ração animal e materiais de limpeza.

Sustentabilidade é um fator forte na Volvo Ocean Race Itajaí Stopover. Após diversas premiações pelos alertas sobre o Meio Ambiente, o evento inovou e trouxe nesta edição o projeto “Estaleiro da Sustentabilidade”. O espaço construído com contêineres inservíveis e materiais reaproveitados desenvolve oficinas e atividades para formar jovens líderes sustentáveis. No local também é possível conhecer mais sobre os cuidados com resíduos sólidos, e depositar nos ecopontos materiais como pilhas, baterias e óleo vegetal. As ações acontecem com crianças a partir de quatro anos. Os interessados podem inscrever-se com antecedência no espaço. As vagas são limitadas.

Participam dos trabalhos relacionados a preservação ambiental: Comitê da Sustentabilidade Itajaí Stopover, empresas privadas, associações e cooperativas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS