quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/02/2015 | 09:10

Polícia Federal deflagra nona fase da Operação Lava Jato

Em Itajaí,  foram cumpridos pela PF 8 mandados de busca, 5 de condução coercitiva e 2 de prisão temporária.

A nona fase da Operação Lava Jato, deflagrada hoje (5) pela Polícia Federal, busca provas contra 11 operadores do esquema de corrupção na Petrobras. De acordo com a Policia Federal, há suspeitas de que 11 operadores atuaram na Diretoria de Serviços da Petrobras, durante a gestão do ex-diretor Renato Duque. As provas foram obtidas por meio de acordos de colaboração com outros investigados. No entanto, ainda não há documentação para basear uma denúncia formal contra os acusados.

Em Itajaí, os policiais federais, com apoio de servidores da Receita Federal, cumpriram 8 mandados de busca, 5 de condução coercitiva e 2 de prisão temporária.

Em Santa Catarina, PF apreendeu grande quantidade de dinheiro e prendeu dois empresários acusados de fraudar contratos com a estatal por meio de notas fiscais falsas. Segundo o delegado Igor Romário de Paula, 26 empresas são investigadas na nova fase da operação. De acordo com o delegado, há indícios de que, até o fim do ano passado, após a deflagração da última fase da Lava jato, as empresas continuaram atuando na fraude de notas fiscais e lavagem de dinheiro. "Eles [operadores] atuavam na intermediação entre o pagamento de recursos desviados e a propina das empreiteiras, [recursos] destinados a agentes públicos", disse.

Esta fase é fruto da análise de documentos e contratos apreendidos anteriormente pela PF. Também contribuíram para esta nova etapa da operação as informações oriundas da colaboração de um dos investigados, além da denúncia apresentada por uma ex-funcionária de uma das empresas investigadas.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas participações individuais, pelos crimes de fraude a licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A nona fase da Lava Jato foi batizada de "My Way", forma pela qual o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco se referia a Renato Duque, ex-diretor da Área de Serviços, segundo a PF.



Fonte: Ag?ncia Brasil

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS