terça, 16 de abril de 2024
Geral
06/01/2015 | 08:45

Futuro do movimento do setor pesqueiro em SC será decidido na manhã desta terça-feira

No começo da noite desta segunda-feira (05) o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciaram em Brasília a criação de um grupo de trabalho para analisar as espécies de peixes que estão na lista de espécies ameaçadas em extinção, divulgada no diário oficial no dia 17 de dezembro de 2014.  Junto com o anúncio feito pelo Governo Federal por meio dos Ministérios chegou ao presidente do Sindicato dos Armadores das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região - Sindipi, Giovani Monteiro, um pedido pessoal do novo Ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho para o fim do movimento e com a promessa de uma atenção especial do MPA ao setor.

As novidades vindas de Brasília foram apresentadas aos integrantes do movimento que decidiram manter a paralisação pelo menos até a manhã desta terça-feira (06), quando será realizada uma nova assembleia. O presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, tentou argumentar com o movimento, mas a decisão foi unânime pela permanência da paralisação. O navio de turismo que chegou à Itajaí na manhã desta segunda-feira e tinha saída prevista para o final da tarde não deixou o píer turístico.

Os manifestantes decidiram não permitir a saída da embarcação com quase 2 mil passageiros para tentar sensibilizar o Governo Federal. A entrada e saída de navios no complexo portuário do Rio Itajaí Açu também foram impedidas. As embarcações aguardam em alto mar. O movimento do setor pesqueiro conta com cerca de 200 barcos espalhados pelo canal portuário do rio Itajaí Açu e outras 35 embarcações que estão paradas em Laguna do Sul do estado.

A paralisação tenta garantir junto ao Governo Federal a revogação de uma portaria que proíbe a captura de espécies consideradas ameaçadas de extinção entre elas, namorado, garoupa e cações.  


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS