sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/11/2014 | 09:00

Itajaí pode perder unidade do Sest Senat para outra cidade do estado

Na manhã de quinta-feira (13), o Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina – Fetrancesc, Pedro de Oliveira Lopes, participou de uma reunião na sede do Seveículos em Itajaí. Na oportunidade, foi  discutido o impasse da instalação de uma unidade categoria C do Sest Senat na cidade.
A proposta inicial para a implantação da unidade C em Itajaí era que o Governo municipal auxiliasse cedendo um terreno e a obra e manutenção dos serviços seriam de responsabilidade do Sest/Senat, que é administrado pela Confederação Nacional do Transporte. Mas, depois de três anos não existe uma posição da administração pública.
Segundo o Presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, esta falta de posicionamento pode levar a unidade para outra cidade do estado. As candidatas são Tubarão, Rio Negrinho e não se descarta a possibilidade da unidade ser construída em Navegantes. “A região não pode perder este projeto. Com esta estrutura portuária que existe em Itajaí e também Navegantes e a falta de recursos para atender motoristas e familiares, é preciso que algo seja feito, pela importância que tem a cidade de Itajaí”, afirma Pedro Lopes. A direção do Seveículos está acompanhando todo o processo para tentar manter a unidade em Itajaí.
     Desde 2007, as entidades que representam a categoria - Seveículos ( Sindicato das Empresas de Veículos de Cargas de Itajaí), SEST/Senat e Sitraroit (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte), lutam pela ampliação do espaço e do atendimento aos profissionais que trafegam pelas rodovias federais da região. Em 2011 houve a sinalização por parte do Governo Municipal da possibilidade de ceder um terreno para a construção da unidade. A obra deve custar 15 milhões de reais e será custeada com recursos próprios do Sest Senat.
     O novo espaço conta com salas odontológicas, salas para atendimento psicológico e nutricional, fisioterapeutas e salas de aula para treinamento e qualificação de motoristas, além de um ginásio de esportes.   Serviços que os trabalhadores do setor de transporte em diversos modais poderão utilizar sem custos.  Hoje, Itajaí conta com uma unidade do Sest Senat - categoria D e garante mais de 30 mil atendimentos por mês. Somente na área dentária são mais de dois mil atendimentos mensais, segundo levantamento feito pela gerência da unidade.  Os atendimentos são para os colaboradores de empresas cadastrados no Sest Senat e também familiares. O que representa 70% dos atendimentos os outros 30% são de moradores. Com a construção do novo prédio da categoria C, a estrutura vai garantir um aumento no número de atendimentos que pode até triplicar dependendo da necessidade. O investimento vai ajudar a amenizar as filas que se foram no sistema único de Saúde – SUS, já que este público vai contar com o serviço no Sest Senat
     Participaram da reunião de hoje, os diretores do Seveículos – Sindicato das empresas de Veículos de Carga de Itajaí e região, Presidente Sitraroit -  Sindicato dos Motoristas de Itajaí e Região, João José de Borba,  Adac – Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses, Sincadi – Sindicato do Comércio Atacadista de Itajaí e região, Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Osvaldo Gern e o gerente da atual unidade do Sest Senat, em Itajaí – Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Eduardo Marin.

Como vai funcionar a Unidade C.

    A UNIDADE C terá 4 mil metros quadrados de construção, e com isso, os trabalhos serão ampliados. A expectativa é que o número de atendimento triplique. O serviço de odontologia, por exemplo, passa a contar com 8 cadeiras especializadas, atingindo mais de dois mil pacientes por mês. E a capacitação, atenderá 650 trabalhadores. Serão implantados serviços que ainda não fazem parte da estrutura atual: um psicólogo, 1 oftalmologista, auditório com capacidade para 108 pessoas, ginásio com quadra poliesportiva, 9 salas de aula, 1 laboratório de informática e mantém as atividades de fisioterapia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS