quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/11/2014 | 09:58

Segunda inicia o mês da Consciência Negra

As Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial completam 10 anos em Itajaí. E em comemoração, nesta segunda-feira (03) a partir das 14h30, acontece o ato solene de abertura da do mês Consciência Negra no Auditório da Prefeitura de Itajaí. Ainda na tarde desta segunda-feira, será realizada uma Mostra Itinerante a partir das 15h30 no Átrio da Prefeitura.

Com objetivo de combater a discriminação e o preconceito racial, a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas desenvolve ações que relembram as lutas e desafios que os negros enfrentam. Entre as conquistas, destacam-se:

- O Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnica Cultura.
- Constitui-se o Grupo de Trabalho sobre Diversidade Étnica na Educação.
- Institui-se o Programa Saúde da População Negra.
- Em 2008 é criada a lei que institui o Dia Municipal da Consciência Negra
- No ao de 2009 intitui-se a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas
- Em 2010 com apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí surge a primeira pós-graduação do Estado de Santa Catarina em Diversidade Étinico-racial para servidores efetivos.
- Em cumprimento a Lei 10.639/03 as Unidades de Ensino da Rede Pública realizam projetos sobre a cultura afrobrasileira e africana que são apresentados a comunidade escolas no mês de novembro, surgem então as KIZOMBAS, palabra africana cujo significado é: Festejo, Confraternização.
- Já em 2011 foi realizada a Elaboração do Plano Municipal de Igualdade Racial
- Retomada do concurso A Mais Bela Negra de Itajaí A PEDIDO DO Movimento Social Negro da cidade.
- Em 2012 Institui o Plano Municipal de Igualdade Racial através da Lei 6.105, se tornando o primeiro Plano da Região Sul do País.
- Prêmio Simeão torna-se Lei Ordinária
- No ano de 2013 acontece 1ª Blitz Educativa “ Educar para a diversidade”
- Cria-se a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial
- Prêmio Mérito Educacional 2014 cria categoria Diversidade Étnicorracial
- Reuniões com os haitianos que vivem na região


Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS