quarta, 17 de abril de 2024
Geral
09/10/2014 | 16:08

Itajaí é desafiada a combater o mosquito da dengue

Itajaí vive um momento preocupante. Em menos de um ano, o número de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue saltou de 03 para 170. Além disso, em julho, a cidade registrou o primeiro caso de dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do próprio município. Com a proximidade do verão a situação deve se agravar. Por isso, nesta quinta-feira (09), o município lançou o desafio Itajaí x Dengue, uma campanha que incentiva a população a combater a reprodução do mosquito virando a água de baldes, garrafas, vasos e pneus.

A ideia é engajar a população nessa luta contra a dengue, já que a maioria dos focos dos mosquitos é encontrada nos quintais de residências. Para isso, foram criadas peças publicitárias para rádio e tv, orientado a população sobre o que deve ser feito em suas casas. Além disso, a bailarina Mery Rosa desafiou o dançarino Thurbo Braga a virar a água de baldes e tudo o que possa contribuir com a reprodução do mosquito. Será que ele vai topar? (Assista Aqui). E, agora ficou o convite para que os itajaienses se desafiem, gravando um vídeo convidando seus amigos e postando no facebook com a hashtag #itajaixdengue.

Além disso, no dia 18 de outubro (sábado), um grande mutirão de orientação será realizado em Cordeiros, local onde há maior concentração dos focos. Cerca de 200 pessoas, entre escoteiros e acadêmicos da Univali, já confirmaram presença. Eles irão orientar os moradores e entregar um check-list para que eles confiram periodicamente os principais locais onde há água acumulada.

E, a partir da segunda quinzena deste mês,haverá blitz em borracharias e ferros-velhos com a FAMAI, SMU e Vigilância Sanitária.

 

A DENGUE EM ITAJAÍ

Até o momento são 170 focos positivos do mosquito da dengue. Desses, 94 foram encontrados em Cordeiros, 69 no São Vicente, três no São João, três em Salseiros e um no Centro.

 

O QUE JÁ FOI FEITO:

MAIO:

- Mutirão de Limpeza em Cordeiros: Recolheu cerca de 350 caminhões de entulho de ruas, calçadas e terrenos baldios.

JUNHO E JULHO:

- Carro de som percorreu Cordeiros, orientando a população sobre a importância de manterem limpos seus terrenos e calçadas e orientando sobre o aumento do número de focos positivos do mosquito da dengue.
- Programa de Combate à Dengue intensificou a fiscalização e a orientação aos moradores
- Equipes da Estratégia de Saúde da Família também intensificaram a orientação sobre a dengue, entregando o check-list dos locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos. Ações continuam sendo realizadas, principalmente e Cordeiros e São Vicente.

AGOSTO:

- Capacitação de professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino e alunos das oitavas séries de escolas de Cordeiros. As palestras abordaram assuntos ligados aos sintomas da doença e também um plano de ação para conter a evolução da Dengue na cidade. Os alunos se tornaram multiplicadores.

- Agentes de Saúde da U.S Murta realizaram ação de conscientização sobre a prevenção da dengue. A Estratégia de Saúde da Família percorreu com carro de som as ruas da localidade e entregaram panfletos nas casas.

SETEMBRO:

- Ação educativa e panfletagem em 04 pontos estratégicos de Cordeiros. Cerca de 50 funcionários das secretarias de Educação e de Saúde e alunos de 16 unidades escolares do bairro participaram.

- Unidade de Saúde do Costa Cavalcante realizou teatro sobre a dengue na E.B Antônio Ramos e no CEI Lausimar Laus e panfletagem na E.B Melvin Jones.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS