sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/10/2014 | 08:47

Estudo com uso de medicamento para tratamento do câncer de ovário é realizado em Itajaí

Neste início de outubro, o Centro de Novos Tratamentos Itajaí está com um estudo voltado a atender pacientes que descobriram o câncer de ovário e que tenham mutação no gene BRCA. Até o momento, pacientes que procuraram a pesquisa não apresentaram a mutação exigida ( BRCA), porém o Centro continua em busca de mais pacientes e fornece este exame para detectar a mutação genética. De acordo com a enfermeira Karyn Albrecht Siqueira De Maman, Coordenadora de Estudos Sênior, as pacientes que tiveram familiares com registro de câncer de ovário (principalmente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha) e pacientes com diagnóstico de tumor ainda jovens, tem maior possibilidade de apresentarem essa mutação. 

A intenção agora é avaliar se ao tomar o medicamento estudado existe uma melhora na qualidade de vida do paciente, no tratamento e na sobrevivência. O recrutamento é feito no Centro de Novos Tratamentos Itajaíe todo o tratamento durante a pesquisa é gratuito. Pacientes de todo o país podem participar. Além disso, a importância deste teste se dá porque há um alto risco da paciente ter câncer de mama se tiver a mutação, ou seja, o risco para pacientes com mutação no BRCA aumenta para mais de 50%.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de ovário é pouco frequente, porém de difícil diagnóstico.  A estimativa para este ano é de 5.680 novos casos. Além disso, a orientação para as mulheres é consultar regularmente o médico.  Segundo o INCA, fatores hormonais, ambientais e genéticos estão relacionados com o aparecimento do câncer de ovário.

Aos poucos no Brasil, os estudos clínicos estão se tornando mais comuns. Pacientes voluntários são atendidos, avaliados e acompanhados durante todo o estudo, com muita atenção e cautela. Em Itajaí, o serviço é oferecido pelo centro, que está localizado junto a Clínica de Neoplasias Litoral desde 2006 participando de pesquisas em muitas áreas relacionadas ao câncer. Como exemplo, é possível citar um estudo feito com um medicamento usado no tratamento do câncer de mama que teve respostas positivas. A pesquisa durou quatro anos e o resultado desta exposição ao medicamento foi uma redução dos efeitos colaterais, como perda de cabelos e a redução do número de nódulos. Após o estudo, este medicamento foi aprovado e já está disponível no mercado.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS