quinta, 18 de abril de 2024
Geral
29/09/2014 | 09:02

Fotografias do céu rendem titulo de embaixador à professor da Univali

Nas horas de folga o professor Adhemar Duro, do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) mergulha na astrofotografia e troca o céu da boca pelas imagens fantásticas do universo, de astros e constelações a milhões de km de distância.

 

Este ano, como reconhecimento do seu trabalho mundialmente visto e admirado, Adhemar foi nomeado como um dos 19 fotógrafos embaixadores do European Southern Observatory (ESO), obtendo passe livre para entrar em qualquer um de seus sítios localizados em território chileno.

 

Em 2011, a curiosidade e a vontade de aprimorar técnicas o motivou a iniciar o curso de Fotografia da Univali, mesma época em que ele começou a ter contato com a astrofotografia. Os primeiros experimentos para captar rastros de estrelas e paisagens astronômicas foram feitas aqui na região. Uma de suas fotos, um registro na Praia do Buraco, em Balneário Camboriú, foi destacada e venceu o Concurso Les Nuit des Etoilles, da Academia Francesa de Astronomia.

 

Nesse mesmo ano, Adhemar foi para o deserto do Atacama, no Chile, e "descobriu" a localização exata do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), o maior observatório de Radioastronomia (para captação de ondas eletromagnéticas) do planeta. Sem demora, entrou em contato, inscreveu um projeto, e conseguiu autorização para produzir imagens durante uma noite no observatório. Lá ele registrou fotos inigualáveis usando técnicas de longa exposição. “Por ser muito seco, e também devido à altitude, o deserto do Atacama possui o céu noturno mais límpido do mundo. É uma visão fantástica”, garante Adhemar.

 

A 5 mil metros de altitude, com sensação térmica de até menos 20 graus, teve que se adaptar às condições climáticas bem diferentes, mas o resultado encantou a equipe do observatório. As fotos dessa segunda experiência no deserto renderam o convite para ministrar aulas de técnica fotográfica para os funcionários do observatório e voltar outras vezes à base de operações.

 

A astrofotografia exige técnica apurada, criatividade e muita, mas muita paciência. Para a produção de uma única imagem, às vezes são tiradas mais de mil fotos por várias horas ou mesmo uma noite inteira. Nesse meio tempo, na completa escuridão, Adhemar brinca com luzes e efeitos que dão o toque artístico, enquanto conduz a câmera por controle remoto. Para alcançar mais precisão, alguns equipamentos ele mesmo desenvolveu.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS