quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/09/2014 | 13:22

Pesquisas com uso de medicamentos trazem esperança para pacientes que enfrentam o tratamento de câncer de mama

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer é que até o final deste ano o Brasil registre 57.120 novos casos de câncer de mama. Um número preocupante e que faz com que pesquisadores corram contra o tempo em busca de medicamentos para amenizar o drama vivido pelos pacientes e também os índices de mortalidade. De acordo com um levantamento feito em 2011, 13.225 mulheres morreram em decorrência da doença. Número que faz com que o Brasil tenha um alto índice de mortalidade.

          Para tentar reverter este cenário, existem centros de pesquisa especializados em todo o Mundo, onde os profissionais estudam causas, testam medicamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e acompanham individualmente as respostas no tratamento. No Brasil, cerca de 700 estudos já foram ou estão sendo realizados. Nos Estados Unidos, esse número alcança 25 mil.

           Itajaí também conta com um Centro Especializado. Em 2009, no Centro de Novos Tratamentos Itajaí, um estudo com um medicamento usado no tratamento do câncer de mana teve respostas positivas. Duas pacientes decidiram participar do estudo e receberam a medicação. Segundo o pesquisador, o médico Giuliano Santos Borges, a pesquisa durou quatro anos e durante este período, o grupo de profissionais envolvido no trabalho avaliou a eficácia e segurança do medicamento em comparação com outro tratamento para pacientes com câncer de mama metastático, quando o tumor atinge outro órgão. O resultado desta exposição ao medicamento foi uma redução dos efeitos colaterais, como perda de cabelos e a redução do número de nódulos, lembra Giuliano.  Após o estudo, este medicamento foi aprovado e já está disponível no mercado.

        Mulheres de todo o mundo participaram da pesquisa, inclusive pacientes de Itajaí que receberam o tratamento no Centro de Novos Tratamentos Itajaí. Para ingressar no programa, elas passaram por uma seleção e durante quatro anos foram acompanhadas pelos profissionais. Além da medicação, elas foram submetidas a exames regularmente de acompanhamento no progresso do tratamento. O grupo é formado por pesquisadores, enfermeiros e funcionários que se dedicam exclusivamente a pesquisas de medicamentos que pode mudar a vida de um paciente com algum tipo de câncer. Os participantes destes estudos têm acesso aos mais recentes medicamentos sem custos.

          Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.novostratamentos.com.br/


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS