quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/08/2014 | 08:43

Municípios da região estão entre os que mais crescem e dão oportunidades em Santa Catarina

Quem busca um lugar fértil para começar a carreira ou montar um negócio pode encontrar grandes oportunidades em pelo menos 12 cidades catarinenses. Elas se destacam em um levantamento da consultoria brasileira especializada em base de dados Urban Systems, feito com exclusividade para o Diário Catarinense, que traça um panorama dos municípios que mais crescem no Estado.

 

Entre as 12 cidades destaques de Santa Catarina 5 pertencem à AMFRI - Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí: Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, e Porto Belo. As outras cidades citadas são: Araranguá, Palhoça, São José, Rio do Sul, Biguaçú, Araquari e Barra Velha. Foram analisados dados do PIB, criação de empregos e novas empresas.

 

Longe da preocupação com o baixo crescimento econômico que afeta o país, essas cidades chegam a crescer até quatro vezes mais do que a média brasileira. Na geração de empregos, a cidade com melhor resultado é Navegantes. Com o porto em operação desde 2007, os setores de logística e da indústria naval criam oportunidades. As vagas se concentram justamente nestas áreas.

 

Confira as oportunidades em cada uma das cidades da região da AMFRI:

Camboriú

Setores em destaque:construção civil e comércio.

Profissionais em alta:Ligados ao setor da construção civil, principalmente mestre de obras.

 

Itajaí -

Setores em destaque: setor de confecção, lojas, logística e comércio exterior.

Profissionais em alta:ligadas à área comércio e de serviço (auxiliar de produção e de serviços gerais, ou na área de restaurantes). Área de segurança do trabalho.

 

Itapema

Setores em destaque:construção civil, turismo, setor de serviços.

Profissionais em alta:ligados ao setor de construção civil, como servente, pedreiro e auxiliar. Técnico em segurança do trabalho e informática

em alta: auxiliar de serviços gerais e vigilantes.

 

Navegantes

Setores em destaque:serviços portuários e de logística e indústria naval.

Profissionais em alta:ligados ao setor de construção naval, como eletricista naval, tubulador naval, mecânico e jatista. Mestre de obra da construção civil.

 

Porto Belo

Setores em destaque:turismo e construção Civil.

Profissionais em alta:ligados à construção civil, como pedreiros, encanadores, mestres de obra, eletricistas. Trabalhadores do setor de armazenamento e distribuição de mercadorias e para o setor de alimentos, como panificação e restaurantes.

 

Fonte das informações: Diário Catarinense, Secretarias de Desenvolvimento Econômico, prefeituras, Sistema Nacional de Emprego (Sine) e empresa Urban Systems.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS