quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/07/2014 | 09:23

Itajaí registra primeiro caso de dengue dentro do município

Itajaí registrou o primeiro caso de dengue autóctone (quando é contraída dentro do próprio município) - até então todosos casos eram importados.  A doença foi confirmada através de exame laboratorial. A paciente já recebeu alta e passa bem. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, agentes de endemias do Programa de Controle da Dengue vistoriaram a área onde está localizada a residência da paciente e localizaram larvas positivas do aedes aegypti.

Até o momento, foram contabilizados 57 focos positivos em residências do bairro Cordeiros e cinco no bairro São Vicente. A situação é preocupante devido ao elevado número de focos encontrados. “É visível que apopulação ainda não está ciente ou sensibilizada quanto ao risco que estamos correndo, a ponto de mudar o comportamento e adotar de fato as medidas básicas de prevenção”, ressalta Lúcio Vieira, Coordenador do Programa.

Segundo ele, a dificuldade das equipes é convencer os moradores a eliminar ou adotar medidas preventivas principalmente em locais que acumulam água parada. O Secretario Municipal de Saúde, Marcio Silveira, já autorizou a compra de mais um veículo e uma moto para reforçar as ações de controle da dengue. “As equipes precisam deste apoio operacional para conseguir chegar mais rápido aos pontos críticos e assim prevenirmos a infestação da doença”, explica o Secretário.

Todos os ferros velhos que apresentarem larvas positivas receberão tratamento através de aplicação de inseticidas. O monitoramento nas 600 armadilhas instaladas no municípioserá intensificado.

Também foram definidas estratégias envolvendo a Secretaria de Educação e diretorias da Secretaria da Saúde. Uma delas é capacitar professores de ciências das escolas situadas no bairro Cordeiros com o objetivo de multiplicar as informações de prevenção da dengue entre os estudantes.

As equipes da Estratégia da Saúde a Família, com seus agentes comunitários, aplicarão um chek list nas residências, orientando a população quanto aos métodos de prevenção da proliferação do mosquito. A medida atenderá inicialmente o bairro Cordeiros, onde está concentrado o maior número de focos e onde foi registrada a doença.

 

Medidas que fazem a diferença:

A população é a principal aliada para que o mosquito não se prolifere.

- Vistorie seu quintal uma vez por semana, eliminando todo material que acumule água parada. É importante lembrar que o mosquito coloca seus ovos em água limpa parada e na sombra;

- Os locais preferidos dos mosquitos são os vasos de flores, caixas d’água e materiais reciclados como latas e garrafas, etc.

- Receba os agentes de endemias: eles estão identificados e são amigos da comunidade, sua função principal é orientar os moradores e firmar uma parceira vitoriosa para não deixar que esta doença se instale em Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS