quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/05/2014 | 14:17

Troféus da Semana da Vela de Itajaí serão produzidos por artista local

Uma tradição entre velejadores, os troféus que serão entregues para os três primeiros colocados de cada categoria da Semana da Vela de Itajaí estão sendo produzidos pela itajaiense Daisy Nára. Ao todo, 61 peças exclusivas serão feitas a partir do material concreto celular, marca registrada da artista. Um protótipo já foi apresentado para a comissão organizadora do evento, mas seu design só será relevado para o público no dia de premiação, 8 junho, no Centreventos de Itajaí.

Artista plástica há 16 anos e especialista em peças exclusivas sobre a cultura local e da vida náutica, Daisy explica que o mistério na hora da divulgação faz parte dos bastidores de uma regata. “Sempre que a arte é exclusiva, cria-se uma valorização em torno das peças, é o segundo momento mais esperado pelos velejadores, depois da competição em si, é claro”, explica.

Na contagem regressiva, Daisy trabalha em ritmo acelerado em seu ateliê, no Centro da cidade, para deixar todos os 61 troféus prontos até o início do evento, dia 6. Como matéria-prima, ela dá forma ao concreto celular, transformando material bruto em arte. “Ele é muito delicado e por si só simboliza parte dessa simplicidade de quem mantém vínculos com o mar”, afirma.

 

Um breve histórico da artista

Natural da cidade de Itajaí, a artista iniciou sua carreira nas artes plásticas como pintora. Autodidata, no final de 1998, optou pela escultura, trabalhando principalmente com concreto celular, mas também com areia prensada e outros materiais. Faz parte da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos de Santa Catarina (ACAP). , como escultora já realizou várias exposições individuais e coletivas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, tem suas mostra três menções honrosas no 1º e 2º Salão de Artes do Mercosul, em Balneário Camboriú e Florianópolis nos anos de 1999 e 2000, e Encontro das Artes, em São Paulo, em 2000.

Ministra cursos de escultura em concreto celular, transmitindo sua paixão pela arte de maneira simples e agradável. Atualmente se dedica ao fazer artístico, criando peças exclusivas, troféus, lembranças de Itajaí, com o trabalho autônomo sustenta sua responsabilidade quanto profissional diante da sociedade.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS