quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/03/2014 | 09:14

Reitor da Univali será empossado para 2º mandato na segunda-feira

Na segunda-feira, 31 de março, às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí, será realizada a cerimônia de posse do professor Mário Cesar dos Santos, para seu segundo mandato no cargo de presidente da Fundação e reitor da Universidade do Vale do Itajaí, para o quadriênio 2014-2018. Na cerimônia também serão empossados Carlos Alberto Tomelin, como vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cassia Ferri, como vice-reitora de Graduação, e Valdir Cechinel Filho, como vice-reitor de pós-graduação. O evento contará com a presença, confirmada, do governador do Estado, Raimundo Colombo.

 

Mário Cesar dos Santos, aos 63 anos, é professor e advogado, mestre e doutor em Direito, casado com Maria Adelaide Rebelo dos Santos e pai de quatro filhos: Vera Cláudia, Cesar Alexandre, Mário André e Manuela. É especialista em Direito Tributário, Direito Processual Civil - Direito Processual do Trabalho, Direito Civil, e é mestre e doutor em Direito.

 

Seu envolvimento com a Univali começou na década de 70, quando cursou Direito na então Fundação de Ensino do Pólo Geo-educacional do Vale do Itajaí (Fepevi). Voltou ao curso em 1981, já como professor assistente e, a seguir, apesar de nunca deixar a carreira profissional de advogado, continuou a exercer outras funções na instituição.

 

Foi vice-diretor da Faculdade de Direito, diretor do Centro de Ciências Jurídica, Políticas e Sociais, chefe do Departamento de Direito Público da Univali e integrante dos Conselhos de Administração Superior e Universitário da Fundação Univali. Antes de tornar-se reitor, foi procurador geral da Univali de 2002 a 2006 e vice-reitor entre 2006 e 2010.

 

Sua primeira gestão como reitor, entre 2010 e 2014, ficou marcada pelo comando do processo que levou, em 13 de novembro de 2013, a aprovação da lei 12.881/2013, que qualifica o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs), e que permite, entre outras medidas, a participação destas na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, diferenciando-as de instituições privadas com fins lucrativos.

 

Além de presidente da Fundação Univali ele acumula, ainda, os cargos de presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), e vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

 

Nova estrutura

Para o quadriênio 2014-2018, a Universidade do Vale do Itajaí passou por uma reformulação em sua estrutura. Foram extintos a vice-reitoria, pró-reitorias e a secretária executiva. No lugar foram criadas três vice-reitorias: A vice-reitoria de Graduação, que herda as atribuições da pró-reitoria de Ensino, a vice-reitoria de Pós-graduação, que assume as funções da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura, e a vice-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional que, entre outras atribuições, administrará as incumbências da antiga Secretária Executiva. A nova estrutura passa funcionar já no dia 1º de abril.

 

Vice-reitoria de Graduação

Cássia Ferri, doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Fundeste), será empossada como vice-reitora de Graduação.

 

Ela é docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Anteriormente foi Pró-reitora de Ensino e Gerente de Ensino e Avaliação da Pró-Reitoria de Ensino da Univali. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. Sua atuação está centrada em temáticas relativas a educação, ensino superior, currículo, avaliação e formação de professores.

 

Vice-reitoria de Pós-graduação

Doutor e mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Valdir Cechinel Filho será o novo vice-reitor de Pós-graduação. O professor chefiava a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura da Universidade. Além disso, é pesquisador 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas da Univali.

 

É também coordenador nacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico assessor de periódicos especializados, como Planta Medica, Natural Product Research, Journal of Pharmacy and Pharmacology, Molecules, European Journal of Medicinal Chemistry, dentre outras, e autor de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de seis depósitos de patentes nacionais e internacionais.

 

Vice-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Carlos Alberto Tomelin assume a recém criada vice-reitoria de planejamento e desenvolvimento institucional. Graduado em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, Marketing e Turismo, mestre em Turismo e Hotelaria e doutor em Administração e Turismo na área de concentração em Gestão de Empresas Turísticas pela Univali.

 

Ele é docente e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali. Antes de ser vice-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, foi Diretor do Centro de Educação Balneário Camboriú, entre 2002 e 2006, e Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação, Turismo e Lazer de 2007 até 2014.

 

Sobre a Univali

A Univali é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Ela está presente ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina, em Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

 

A instituição oferta mais de 70 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, compreendendo quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação, destacando a oferta de nove mestrados e seis doutorados.

 

Nesse universo atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a população do seu entorno. Além disso, a fundação mantém o Hospital Infantil Pequeno Anjo, o Laboratório de Análise e Produção de Medicamentos, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS