quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/02/2014 | 08:36

Câmara aprova renovação de convênio com o Parlaamfri

Durante a 2ª sessão ordinária de 2014, realizada nesta quinta-feira (2), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução 2/2014, que trata da renovação de convênio entre o Legislativo de Itajaí e o Parlamento da Macrorregião da Foz do Rio Itajaí (Parlaamfri). O repasse financeiro será mensal no valor de R$ 7 mil.

 

O vereador Thiago Morastoni (PT) destacou a importância de se manter este convênio para dar continuidade às atividades e afirmou confiar no trabalho do colega Douglas Cristino da Silva (PSD), que será empossado presidente da entidade, para que as cidades da região conquistem um desenvolvimento integrado. O vereador Osvaldo Mafra (SDD) destacou que, a frente da entidade, Douglas terá como missão resgatar o papel do Parlaamfri e cobrar do Governo do Estado as promessas de investimento feitas para os municípios da região.

 

Já o vereador Douglas agradeceu o apoio dos demais colegas que concordaram em indicá-lo para representar o Legislativo Itajaiense no Parlaamfri, para o qual foi eleito presidente no mês de dezembro. 

 

Douglas destacou que deverá visitar todas as Câmaras da região e buscar a adesão de todas as cidades da Amfri, hoje cinco delas participam da entidade. “Nossas prioridades serão questões como segurança, saúde pública, mobilidade urbana e as questões que envolvem as marginais da BR 101, entre outras”, destacou. “Também vamos promover palestras e capacitações para que os vereadores de toda região se atualizem e possam traçar políticas públicas eficientes e ações de interesse comum”, completou.

 

A posse do vereador itajaiense Douglas Cristino da Silva como presidente do Parlaamfri está prevista para o dia 19 de fevereiro, às 20 horas, na sede da entidade.

 

--

 

 REQUERIMENTOS

 

Vereadora solicita informações sobre reforma da escola Victor Meirelles

 

Os vereadores aprovaram o Requerimento 3/2014, de autoria da vereadora Dulce Amaral (PSD), para que o secretário de Desenvolvimento Regional, Claudir Maciel, informe por que a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí suspendeu o processo de licitação para reforma geral da Escola de Ensino Médio Victor Meirelles.  Dulce questiona ainda se há uma nova data para reabertura do edital, qual seria o prazo para a conclusão da reforma e se a reforma for realizada, como ocorrerão as aulas.

 

Vereador busca incentivo para que médicos se especializem em pediatria

 

De autoria do vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP) foi aprovado o requerimento 7/2014, para envio de ofício à Tânia Eberhardt, Secretária de Estado da Saúde, à vice-prefeita Dalva Maria Rhenius e aos reitores(as) das universidades públicas e privadas de Santa Catarina, solicitando a possibilidade de viabilizar programas ou projetos com o intuito de estimular e incentivar os acadêmicos dos cursos de Medicina a optarem para a especialização em Pediatria.

 

Vereadora pede atenção à saúde dos funcionários da limpeza urbana

 

De autoria da vereadora Neusa Geraldi (PMDB) foi aprovado o requerimento 9/2014, para envio de ofício à Empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda., com cópia a unidade de Itajaí solicitando estudo de viabilidade de mudança de turno dos funcionários que trabalham com Limpeza Urbana. De acordo com a vereadora, o foco são os funcionários que trabalham com a coleta domiciliar e seletiva; varrição; capinação; limpeza de jardins e serviços gerais de limpeza, para que os mesmo não se exponham em períodos de extrema incidência de raios ultravioleta.

 

Vereador propõe fórum sobre mobilidade urbana

 

O vereador Afonso Arruda (PMDB) conseguiu aprovação do requerimento 10/2014 que requer à Mesa Diretora da Câmara a realização de um fórum de debates com o tema “Mobilidade

 

Urbana: Propostas e Soluções”. A ideia, segundo Arruda, é fomentar o debate, estimulando a participação social sobre os projetos que alteram o sistema viário e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos, através do transporte coletivo, malha cicloviária e acessibilidade dos pedestres. O requerimento foi subscrito pelos demais vereadores.

 

Vereadores pedem que polícia divulgue produtos recuperados

 

De autoria dos vereadores Osvaldo Mafra (SDD) e Sérgio Rodrigo Rebelo Bang – o China do Celular (PSDB) foi aprovado o requerimento 12/2014. Os vereadores solicitam ao Governo de Santa Catarina, à Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Diretoria da Policia Civil, ao Delegado Regional da Policia Civil em Itajaí e à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí que seja providenciada alguma forma de dar publicidade sobre os bens recuperados em operações policiais.  Os vereadores sugerem que por meio de publicações em jornais ou internet seja informado quais os produtos recuperados nas operações, onde estão estes bens, até quando e de que forma as vítimas poderão resgatá-los. Os autores do requerimento acreditam que esta ação facilitará a recuperação dos bens pelas vítimas e tornará os processos mais transparentes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS